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Paternidade e desenvolvimento infantil: crianças com problemas de comportamento, baixo desempenho acadêmico e desenvolvimento típico

Processo: 13/01174-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Fabiana Cia
Beneficiário:Aline Costa Fantinato
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Baixo rendimento escolar   Rendimento escolar   Relações pai-criança
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Baixo desempenho acadêmico | Educação Especial | Fatores de Risco | pai | Problemas de comportamento | Educação Especial

Resumo

Crianças que não possuem uma relação positiva, segura e afetuosa com o pai ou cujo pai usa práticas disciplinares rígidas e são expostas a violência e/ou conflitos conjugais, possuem elevado risco de apresentarem problemas no seu desenvolvimento. Sendo assim, este estudo terá por objetivos: (a) comparar as habilidades sociais educativas, as características do relacionamento conjugal, o potencial de abuso, segundo a opinião do pai, entre os grupos de pais de crianças que apresentam problemas de comportamento, baixo desempenho acadêmico e desenvolvimento típico; (b) comparar o índice de problemas de comportamento, segundo a opinião do pai e dos professores, entre os grupos de crianças que apresentam problemas de comportamento, baixo desempenho acadêmico e desenvolvimento típico e (c) examinar as relações entre as variáveis. Participarão deste estudo 150 pais (homens), seus filhos em idade pré-escolar (quatro a cinco anos) e os respectivos professores das crianças. Para responder aos objetivos: (a) os pais responderão, em forma de entrevista, o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, o Questionário de Relacionamento Conjugal e o Child Abuse Potencial Inventory e (b) os professores e os pais responderão, em forma de entrevista, o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Para distribuir os participantes entre os grupos, serão utilizados os dados do SDQ respondidos pelos professores e o SSRS-Versão para professores, apenas na avaliação acadêmica. Para avaliar as relações entre variáveis será utilizado o teste de correlação de Pearson e para comparar os resultados dos três grupos será utilizado o teste de ANOVA. (AU)

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