Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação de leitores: a afetividade na mediação da família

Processo: 13/18175-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Sérgio Antonio da Silva Leite
Beneficiário:Isabela Ramalho Orlando
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia   Ambiente familiar   Afetividade   Leitura   Mediação   Coleta de dados   Entrevista

Resumo

O presente projeto tem por objetivo observar e analisar a dimensão afetiva nas situações de relação entre o sujeito e as práticas de leitura, dando ênfase ao processo de mediação ocorrida no ambiente familiar. Pretende-se enfatizar os aspectos afetivos positivos das práticas de mediações observadas na família. A pesquisa acontecerá com estudantes do primeiro ano de cursos de graduação da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), de diferentes áreas do conhecimento, caracterizados como leitores autônomos. Entende-se por leitor autônomo aquele sujeito que lê por iniciativa própria, o que sugere que a leitura literária represente uma atividade intrinsicamente motivadora. A pesquisa fundamenta-se em teorias da área da Pscicologia, principalmente VYGOTSKY (1998, 2005) e WALLON (1968, 1979). A coleta de dados será realizada através do procedimento de Entrevista Recorrente e os dados obtidos serão agrupados em núcleos de significação. Posteriormente, tais núcleos serão analisados e discutidos com base na abordagem teórica assumida. A relevância da pesquisa reside na importância social da leitura e na atualidade das questões da Afetividade, além da possibilidade de contribuir para a temática ainda pouco pesquisada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)