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Efeito tributário na configuração do sistema de remuneração gerencial

Processo: 13/19182-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Ciências Contábeis
Pesquisador responsável:Andson Braga de Aguiar
Beneficiário:Cláudio Soerger Zaro
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tributação   Salários   Incentivos financeiros

Resumo

O presente trabalho busca identificar o impacto da influência da tributação na capacidade de incentivos dos planos de remuneração. Com base na teoria do trade-off e também na revisão da literatura de agência é esperado que a opção por propósitos tributários tenha um efeito negativo em incentivos, ao passo que a preferência por efeitos de incentivos mais intensos gera maior custo tributário. Diante disso acredita-se que as empresas que enfatizem propósitos de incentivo da remuneração irão apresentar maior proporção de pagamentos via opções de ações, bônus anuais, planos de longo prazo e participação nos lucros ou resultados, respectivamente, enquanto empresas que priorizem os propósitos tributários na determinação das formas de remuneração irão apresentar maior proporção de participação nos lucros ou resultados, opções de ações, bônus periódicos e planos de longo prazo, nesta ordem. Ademais, é esperado que, em função de mais níveis de monitoramento e também em função da precisão de opções de ações para níveis hierárquicos mais baixos, apresente-se ênfase em propósitos de incentivo na remuneração executiva enquanto se priorize propósitos tributários na remuneração de média gerência. Para a análise empírica destas relações os dados serão coletados através de questionário e analisados através de regressão linear múltipla. A principal expectativa é que efeitos tributários sejam importantes na determinação da forma como se dá a remuneração, principalmente no que tange a escolha pela participação nos lucros ou resultados. (AU)

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