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A problemática da ortografia no ensino da língua portuguesa em moçambique e o seu impacto no aproveitamento escolar.

Processo: 13/20391-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Cagliari
Beneficiário:Alexandre António Timbane
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Ortografia   Ensino

Resumo

Atualmente vivemos numa sociedade de tradição escrita fruto da expansão da civilização africana, europeia e asiática ao longo dos séculos. Em Moçambique, a escrita tem criado vários impasses que impedem o desenvolvimento: reprovações na escola, perda de emprego, falta de oportunidades entre outros. Procurou-se questionar a) quais as razões que fazem com que os erros ortográficos sejam recorrentes na escrita de textos do português de Moçambique? b) Será que as línguas bantu influenciam no cometimento de erros ortográficos? c) Que relação existiria entre os erros ortográficos com o novo acordo ortográfico? Levantou-se a hipótese de que a escola só ensina a escrever e não se preocupa em discutir o que é a ortografia. Mas também a formação dos professores não privilegia a metodologia do ensino da ortografia fato que resulta na desmotivação dos alunos e do fraco rendimento pedagógico. A pesquisa tem como objetivo: estudar os problemas ortográficos do Português de Moçambique e apresentar sugestões do ensino da ortografia com o objetivo de reduzir os índices de reprovações nas escolas e elevar a autoestima dos alunos. É uma pesquisa quantitativa na qual se analisará redações dos alunos das escolas secundárias e primárias de Moçambique para a identificação dos principais erros. A pesquisa verificará o impacto do novo acordo ortográfico (2009) na escola e na vida dos moçambicanos, na tentativa de ajudar professores e alunos na superação do preconceito com relação a ortografia que até afecta alunos do ensino superior.

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