Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação dos sistemas generativos para o design estrutural de treliças espaciais como suporte de superfícies complexas

Processo: 12/05475-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Maria Gabriela Caffarena Celani
Beneficiário:André Luís de Araujo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/01228-0 - Complexidade e emergência em estruturas espaciais, BE.EP.DR
Assunto(s):Design computacional

Resumo

Os sistemas generativos (SGs) são estratégias de projeto nas quais se visam produzir soluções potenciais para um problema de projeto em detrimento de uma única solução. A concepção de formas tridimensionais em arquitetura apresenta complicadores, principalmente relacionados à conversão de ideias sobre uma dada forma complexa para os ambientes computacionais, mesmo quando se utilizam aplicativos avançados. Com vistas a dar alternativas a essa problemática, lança-se a hipótese de que o design de estruturas complexas pode ser automatizado por meio dos SGs baseados em regras e o mesmo pode permitir a ampliação dos aspectos de gerência e cognição necessários ao processo. Desse modo, o objetivo da presente pesquisa de caráter experimental é propor um método para geração automatizada de treliças espaciais com um alto grau de complexidade. Tendo como variáveis independentes aspectos relacionados à geometria e aos materiais, pretende-se inferir sobre os comportamentos mecânico, estático e dinâmico dessas estruturas. Como método, planeja-se executar em quatro etapas de procedimentos, ações que envolvem: 1) estudos de caso, engenharia reversa e reengenharia; 2) desenvolvimento de um SG por meio da modelagem computacional; 3) ensaios estruturais com protótipos virtuais e físicos para a verificação da exequibilidade do SG; 4) exploração de possibilidades para as conexões estruturais utilizando-se às plataformas de fabricação digital e prototipagem rápida (CAD-CAM). Como suporte de infraestrutura da pesquisa serão utilizados três laboratórios da Universidade Estadual de Campinas e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, também localizado na cidade de Campinas. Para a avaliação dos resultados, serão definidos problemas típicos de projeto a serem resolvidos pelo método de geração proposto e assim concluir sobre a utilização dos sistemas generativos nos processos de design estrutural.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, André Luís de. Complexidade e emergência em estruturas espaciais. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.