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A produção do novo em historiografia: os Annales e o processo de construção intelectual de um movimento historiográfico

Processo: 13/19954-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Miguel Soares Palmeira
Beneficiário:Mariana Ladeira Osés
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Historiografia   Intelectualidade   Pensamento histórico   Produção de conhecimento   Periódicos científicos   Carta   Análise de conteúdo   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartas | Escola dos Annales | História da Historiografia | novidades historiográficas | Resenhas | Escola dos Annales

Resumo

Os Annales d'Histoire Économique et Sociale, revista fundada por Marc Bloch e Lucien Febvre em 1929, foram celebrados pela historiografia moderna como um ponto de virada na produção de conhecimento histórico do século XX. Essa postura celebratória tem, não raro, sido criticada por setores da historiografia que buscam, por vezes de forma acusatória, contestar os supostos "ineditismos" da revista. Afastando-se dos marcos de uma avaliação valorativas dos Annales, este projeto busca esclarecer o lugar do periódico no campo intelectual francês dos anos 1920-30. Busca-se, aqui, a compreensão da produção intelectual como processo, ou seja, dos mecanismos sociais e intelectuais envolvidos na construção da ideia do "novo" nas ciências humanas por meio da atenção a fontes usualmente relegadas a um plano acessório pelos historiadores intelectuais: as cartas e as resenhas. Acreditamos que, por meio da análise de cartas trocadas entre Bloch e Febvre entre 1928 e 1938 e das resenhas publicadas na revista (em especial em seus primeiros anos), abre-se a possibilidade de estudo das obras dos autores em um panorama mais amplo, e, por consequência, evidenciam-se esferas da produção intelectual que permitam uma compreensão mais refinada do processo de produção e constituição de uma novidade historiográfica.

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