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Da escola de ofício à profissão educação física: novos dispositivos, agentes, formação e prática profissional.

Processo: 13/01557-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Samuel de Souza Neto
Beneficiário:Rubiane Giovani Fonseca
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/26770-2 - Da escola de ofício à profissão Educação Física: novos dispositivos, agentes, formação e prática profissional, BE.EP.DR
Assunto(s):Trabalho   Profissionalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação física | Jurisdições | profissionalização | trabalho | Formação profissional;Intervenção profissional;

Resumo

A Educação Física se enquadra como uma ocupação que vem conquistando representatividade profissional utilizando-se de mecanismos para reivindicar novas jurisdições e status social. No entanto, não é claro como se constituem tais mecanismos que sustentam a Educação Física em seu processo de profissionalização. Em face desse contexto, esse trabalho tem como objetivo central conhecer os dispositivos e agentes que regulam a Educação Física no mundo do trabalho e no campo acadêmico e, como influenciam na manutenção da posição ocupacional e no seu processo de profissionalização. Este estudo será de natureza quantitativa e qualitativa e parte do pressuposto de que a profissão é um sistema com dimensões macro e micro-sociais. Para o estudo da dimensão macro da Educação Física, será utilizado o modelo analítico-sistêmico, tendo como referência a teoria sistêmica de profissão. Nesta fase, serão levantados dados quantitativos sobre os segmentos intelectual, administrativo e prático da área junto ao Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), sindicatos e órgãos de representação profissional. Será utiliza a estatística descritiva (frequência e distribuição dos dados) para a visualização do status ocupacional da Educação Física. No nível micro social será utilizado referencial interacionista simbólico para identificar os significados e as condições da trajetória profissional. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com profissionais representantes dos segmentos intelectual, administrativo e prático formados nos anos de 1998 (ano da regulamentação profissional da Educação Física) e 2008 (ano das primeiras turmas de profissionais formados a partir da reformulação dos cursos de graduação licenciatura e bacharelado na Educação Física, iniciada em 2004) a fim de entender como a Educação Física tem se constituído no sistema profissional. O material qualitativo servirá para mapear as demandas, disputas, adaptações, avanços e retrocessos na estrutura profissional da Educação Física ao longo de seus últimos 15 anos como categoria profissional.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONSECA, Rubiane Giovani. O sistema profissional da Educação física: o processo de profissionalização, a busca por autonomia e as implicações para a vida profissional. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

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