Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma metanálise sobre três estudos de caso sobre o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática a partir da inserção em processos de formação em educação estatística

Processo: 13/20108-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 03 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 24 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Beneficiário:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Anfitrião: Beatriz Silva D Ambrosio
Instituição-sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Local de pesquisa: Miami University, Estados Unidos  
Assunto(s):Educação matemática   Formação de professores   Meta-análise

Resumo

Neste projeto visa-se desenvolver uma metanálise sobre três estudos de caso construídos a partir de uma pesquisa subsidiada pela Fapesp (Processo Fapesp 2010/15957-0) quando se investigou como os professores adquirem conhecimentos profissionais sobre os processos de ensino e aprendizagem de Estatística e Matemática nos diferentes níveis de ensino. O fio condutor foi da investigação foi o processo de desenvolvimento profissional de professores de Educação Básica e Ensino Superior na implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o ensino e a aprendizagem de Matemática e Estatística. Diante disso, considera-se como corpus de análise do estudo pretendido o conjunto desses três estudos de caso, por contraste e inter-relacionamento, visando a evidência de indícios de práticas que promovem o desenvolvimento profissional em diferentes contextos e espaços formativos. A metanálise será desenvolvida em duas perspectivas: socialização das práticas desenvolvidas pelos professores participantes e mobilização de ações de reflexão, colaboração e investigação durante os encontros de formação. Tem-se a expectativa de que as análises e interpretações a serem produzidas gerem resultados que permitam evidenciar práticas de formação em Educação Estatística pautadas em atividades investigativas e colaborativas catalisadoras do desenvolvimento profissional dos professores que ensinam Matemática. Além disso, espera-se apresentar contribuições metodológicas sobre o processo de metanálise. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)