Busca avançada
Ano de início
Entree

Espécies arbóreas da Floresta Ombrófila Densa apresentam dependência negativa de densidade devido à competição intraespecífica por exploração?

Processo: 13/19199-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 06 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 05 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Valéria Forni Martins
Beneficiário:Valéria Forni Martins
Pesquisador Anfitrião: Thorsten Wiegand
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Local de pesquisa: Helmholtz Association, Alemanha  
Assunto(s):Mortalidade animal   Floresta ombrófila densa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrutura Espacial | função de correlação entre marcas | função de correlação entre pares | mortalidade | rótulos aleatoriamente distribuídos | tamanho | Ecologia de populações de plantas

Resumo

Um dos grandes interesses em Ecologia é compreender como um número tão alto de espécies pode coexistir em regiões megadiversas, como florestas tropicais. Um dos principais mecanismos de coexistência é a dependência negativa de densidade (DND), que reduz a abundância das espécies devido a competição intraespecífica, efeitos Janzen-Connell e alelopatia. Grande parte dos estudos que examinaram a DND tiveram como foco os efeitos Janzen-Connell e pouco se sabe sobre as consequências das outras causas de DND. Os poucos estudos que explicitamente investigaram os efeitos da competição intraespecífica utilizaram técnicas de análise espacial em padrão de pontos e detectaram, de forma geral, DND devido à competição intraespecífica por exploração. No entanto, esses estudos tiveram como alvo espécies de comunidades mediterrâneas e temperadas. Assim, as consequências demográficas da competição intraespecífica para espécies de florestas tropicais megadiversas ainda são desconhecidas. O objetivo deste estudo é determinar se cinco espécies arbóreas da Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas no litoral norte do estado de São Paulo apresentam DND devido à competição intraespecífica por exploração. Para isso, serão utilizadas métricas espaciais baseadas na função de correlação entre pares g(r) com o modelo nulo de rótulos aleatoriamente distribuídos e a função de correlação entre marcas º(r) com o modelo nulo de marcação independente. A partir dessas análises, será possível avaliar a estrutura espacial da mortalidade e da distribuição do tamanho dos indivíduos nas populações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)