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A construção dos saberes docentes na formação inicial de professores de Educação física

Processo: 13/01248-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 15 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Samuel de Souza Neto
Beneficiário:Taynara Franco de Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação física   Formação de professores   Saberes escolares   Práticas pedagógicas   Escolarização   Coleta de dados   Pesquisa qualitativa   Entrevista   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação física | Estágio Supervisionado | formação de professores | Saberes Docentes | Formação de Professores

Resumo

Estudiosos e pesquisadores nos últimos anos têm voltado a atenção para a formação de professores, no que se refere, sobretudo, às questões dos saberes docentes, tentando, assim, compreender quais saberes estão presentes na prática pedagógica. No âmbito desse processo e com o ingresso no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), tive um contato mais próximo com a escola, especificamente com os professores em exercício. Algumas indagações surgiram sobre o fato dos estudantes apresentarem um tipo de saber (discursivo) e os professores outro (pragmático). Embora ambos possam compartilhar algumas experiências comuns vinculadas ao processo de escolarização, cada um fala de um lugar diferente. Isto aponta para outro questionamento: qual é o lugar que o estudante, os professores da escola e da universidade ocupam no campo da formação? A partir deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender como os estudantes da disciplina de estágio supervisionado na escola constroem os saberes que são mobilizados na prática de ensino. Especificamente o que se busca é: (a) identificar os saberes que são mobilizados por estudantes de Educação Física na construção de seus Projetos de Ensino e Prática de Ensino no estágio e (b) analisar a origem desses saberes, tomando como referência a elaboração do Projeto de Ensino, a Prática de Ensino na escola e as experiências no processo de escolarização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, que utiliza como técnicas para a coleta de dados: a entrevista e a fonte documental, tendo na análise de conteúdo a organização dos resultados.(AU)

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