Busca avançada
Ano de início
Entree

Epidemiologia clássica e molecular de Pseudomonas aeruginosa isoladas de pacientes com Fibrose Cística

Processo: 13/13358-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ana Lúcia da Costa Darini
Beneficiário:Natália Candido Caçador
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/19310-2 - Mutação, crescimento em forma de biofilme e características fenotípicas de Pseudomonas aeruginosa isoladas de pacientes com fibrose cística, BE.EP.DD
Assunto(s):Epidemiologia   Epidemiologia molecular   Fatores de virulência   Mutação   Resistência microbiana a medicamentos   Pseudomonas aeruginosa   Fibrose cística

Resumo

Pseudomonas aeruginosa é a principal bactéria gram-negativa associada a infecções pulmonares em pacientes com Fibrose Cística (FC), contribuindo para uma maior morbidade e mortalidade da doença. Fenótipo bacteriano hipermutante, expressão de fatores de virulência e a notável resistência intrínseca a antibióticos associada à habilidade de aquisição de novos determinantes de resistência, conferem à P. aeruginosa capacidade de causar danos progressivos aos pacientes. No Brasil existem poucos trabalhos relacionados com bactérias isoladas de pacientes fibrocísticos, restringindo a pesquisa a poucos centros de referência de atenção à FC. Nesse contexto, a proposta desse projeto é avaliar linhagens de P. aeruginosa em pacientes com FC atendidos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP), investigando fatores de virulência, sensibilidade aos antimicrobianos de interesse clínico-microbiológico, similaridade genômica e ocorrência de linhagens hipermutáveis, ou seja, este projeto visa analisar e relacionar todas as características principais de P. aeruginosa, obtendo-se, assim, uma visão geral e completa dos isolados. Para tal, serão utilizadas metodologias fenotípicas e moleculares para: isolamento e identificação de P. aeruginosa, determinação de resistência a antibióticos e investigação de fatores de virulência. A ocorrência de linhagens bacterianas hipermutantes será determinada pelo método de disco difusão modificado e a frequência de mutação será estimada a partir da resistência à rifampicina apresentada pelos isolados. Por sequenciamento serão detectadas (i) mutações nos genes do sistema de reparo e prevenção de erros no DNA bacteriano; (ii) mutações nos genes do sistema quorum sensing e gene de produção do alginato. A variabilidade genética dos isolados será caracterizada considerando o perfil de macrorrestrição, por eletroforese em campo pulsado. Os isolados serão caracterizados como mucóides ou não mucóides de acordo com morfologia colonial apresentada na primeira cultura e a determinação/avaliação de pacientes com colonização crônica e intermitente será realizada em conjunto com a equipe médica com auxílio dos resultados obtidos pelas técnicas descritas. Espera-se, com os resultados deste projeto, contribuição para maior entendimento da colonização/infecção por P. aeruginosa e contribuição na melhoria da qualidade de vida dos pacientes com FC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CACADOR, NATALIA CANDIDO; DA COSTA CAPIZZANI, CAROLINA PAULINO; MONTEIRO MARIN TORRES, LFDIA ALICE GOMES; GALETTI, RENATA; CIOFU, OANA; DA COSTA DARINI, ANA LTICIA; FLEFIBY, NIELS. Adaptation of Pseudomonas aeruginosa to the chronic phenotype by mutations in the algTmucABD operon in isolates from Brazilian cystic fibrosis patients. PLoS One, v. 13, n. 11, . (13/13455-6, 14/14494-8, 15/11728-0, 13/13358-0)
DA COSTA CAPIZZANI, C. P.; CACADOR, N. C.; TORRES, L. A. G. M. M.; TONANI, L.; VANDAMME, P.; DA COSTA DARINI, A. L.. Clinical and microbiological profile of chronic Burkholderia cepacia complex infections in a cystic fibrosis reference hospital in Brazil. EUROPEAN JOURNAL OF CLINICAL MICROBIOLOGY & INFECTIOUS DISEASES, v. 36, n. 11, p. 2263-2271, . (13/13455-6, 14/14494-8, 13/13358-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAÇADOR, Natália Candido. Epidemiologia molecular e características genéticas de adaptação de Pseudomonas aeruginosa causando infecção crônica em pacientes com Fibrose Cística e sua correlação com dados clínicos. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.