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Rede social virtual de professores especializados e a escolarização de estudantes com deficiência intelectual

Processo: 13/15270-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Enicéia Gonçalves Mendes
Beneficiário:Josiane Beltrame Milanesi
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Inclusão escolar   Atendimento educacional especializado   Educação especial   Deficiência intelectual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atendimento educacional especializado | Deficiencia intelectual | Educação Especial | formação de professores especializados | inclusão escolar | rede social virtual | Educação Especial

Resumo

RESUMO A política educacional brasileira prevê que a escolarização do público alvo da Educação Especial seja feita em classes comuns das escolas regulares. Essa política prevê ainda o atendimento educacional especializado (AEE) realizado de forma a complementar e suplementar o ensino na classe comum. Entretanto, as diretrizes sobre como deve ser o AEE ainda não são claras, principalmente no caso de alunos com deficiência intelectual (DI), que compõe a maioria do público da Educação Especial. A partir desta realidade, o presente estudo tem como meta investigar o AEE de alunos com DI, através da metodologia da pesquisa-ação em ambiente virtual, com professores especializados que atuam em salas de recursos multifuncionais (SRM). O objetivo geral é analisar as possibilidades de construção colaborativa coletiva de uma proposta de AEE para alunos com DI por professores de Educação Especial em rede social virtual, e para isso o estudo será conduzido em duas fases: a) descrição e análise das práticas de ensino no AEE para alunos com DI, e b) análise das possibilidades de desenvolvimento profissional de professores de AEE de alunos com DI pela participação e intercâmbios em rede social virtual. O estudo envolverá a construção de uma rede social virtual com 10 professores de AEE de alunos com DI, que participarão de atividades de estudos de casos reais de alunos com DI. A coleta de dados será baseada em registros coletados a partir de ferramentas disponíveis no ambiente virtual e serão analisadas as produções dos professores coletadas através dessas ferramentas e os intercâmbios entre professores no ambiente virtual. Espera-se que o estudo traga contribuições sobre possíveis diretrizes para o AEE de alunos com DI e sobre as possibilidades e estratégias de formação de professores especializados através de redes sociais que propiciem ambientes de construção coletiva e colaborativa de conhecimento.

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