Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica da erosão laminar em uma microbacia coberta por cana de açúcar.

Processo: 13/15281-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 11 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Martinelli
Beneficiário:Taciana Figueiredo Gomes
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/02069-6 - Dinâmica da erosão laminar em uma microbacia coberta por cana-de-açúcar, BE.EP.DR
Assunto(s):Isótopos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Datação por Carbono-14 | Erosão em cana de açúcar | Fenóis de lignina | Isótopos de Carbono e Nitrogênio | isótopos

Resumo

Após a descoberta de que os combustíveis fósseis não são renováveis ao longo da escala de tempo humana, a busca mundial por fontes de energia renováveis e menos poluentes expandiu-se, beneficiando a produção brasileira de cana-de-açúcar. Consequentemente, a perspectiva é de crescimento neste setor. Neste cenário insere-se o presente trabalho, cujo objetivo consiste em investigar a dinâmica do processo de erosão laminar, ocasionada principalmente por precipitações intensas, numa microbacia coberta por cana de açúcar, estabelecendo relações entre o volume de solo transportado durante as precipitações nos compartimentos estudados, as concentrações dos sólidos suspensos e sedimentáveis, as práticas agrícolas e o papel exercido pelas matas ripárias. Para tanto, serão determinados o volume, a granulometria, os teores de carbono e nitrogênio total, 15N, 13C, 14C e fenóis de lignina nos sólidos suspensos totais e sedimentáveis nas áreas recobertas por cana, por mata ripária e no curso de água. Adicionalmente, será determinada a intensidade das chuvas na região. O estudo será conduzido na bacia do rio Corumbataí, situada na região centro-leste do Estado de São Paulo, que é amplamente explorada pela atividade sucroalcooleira. Nesta bacia foi selecionada uma microbacia com cobertura de cana de açúcar para o estudo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, TACIANA F.; VAN DE BROEK, MARIJN; GOVERS, GERARD; SILVA, ROBSON W. C.; MORAES, JORGE M.; CAMARGO, PLINIO B.; MAZZI, EDMAR A.; MARTINELLI, LUIZ A.. Runoff, soil loss, and sources of particulate organic carbon delivered to streams by sugarcane and riparian areas: An isotopic approach. CATENA, v. 181, . (13/15281-5, 16/02069-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Taciana Figueiredo. Dinâmica da erosão em uma microbacia coberta por cana-de-açúcar e floresta ripária. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.