Busca avançada
Ano de início
Entree

As (im) possibilidades de graduandos do curso de pedagogia constituírem-se como sujeitos intérpretes-historicizados: uma análise sobre os estágios curriculares supervisionados

Processo: 13/17523-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Filomena Elaine Paiva Assolini
Beneficiário:Érica Mancuso Schaden
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Autoria   Estágios   Graduação   Pedagogia

Resumo

Com base nas premissas teóricas da Análise de Discurso Francesa e na abordagem Sócio-Histórica do Letramento, este projeto de pesquisa de mestrado visa investigar as (im) possibilidades de graduandos do curso de Pedagogia constituírem-se como sujeitos intérpretes-historicizados (ASSOLINI, 2003, 2010), em situação de estágio curricular supervisionado. Por conseguinte, analisar qual a importância e o impacto dessa atividade na vida destes graduandos, buscando saber se o (a) estudante se vê na posição de sujeito, capaz de desenvolver saberes e fazeres educacionais e pedagógicos, que contribuam para que seus futuros alunos posicionem-se também como intérpretes-historicizados de seus dizeres. O corpus desta pesquisa será constituído por meio de depoimentos e questionários, respondidos por graduandos do curso de Pedagogia, de três instituições de ensino superior brasileiras, que estejam cursando as disciplinas de estágio curricular supervisionado para o ensino fundamental, na área da Língua Portuguesa. A análise discursiva dos dados coletados será realizada por meio de recortes discursivos. Assim, oportunizar condições de produção favoráveis para que os alunos possam ser intérpretes-historicizados é o que se almeja encontrar nas propostas de estágio curricular supervisionado selecionadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHADEN, Érica Mancuso. As (im) possibilidades de graduandos do curso de Pedagogia constituírem-se como sujeitos intérpretes-historicizados: uma análise sobre os estágios curriculares supervisionados. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.