Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação cromatográfica de analitos de tetraidrocanabinol em amostras de mecônio

Processo: 13/13079-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Mauricio Yonamine
Beneficiário:Guilherme Forster
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Biomarcadores   Tetraidrocanabinol   Mecônio   Cromatografia   Espectrometria de massas   Métodos de análise   Estudos de validação

Resumo

O consumo de drogas de abuso é grave problema de saúde pública em todo o mundo, especialmente no que se refere ao abuso de tais substâncias durante a gestação. Alterações como diminuição do peso e do crescimento fetal, parto prematuro, síndrome da abstinência neonatal, déficits neurológicos e de comportamento, estão associados ao uso de substância silícitas, álcool e tabaco durante a gestação. Desta forma, a obtenção de informações acerca do consumo de drogas durante a gestação é importante pois consiste em a base para aplicação de intervenções médicas e psicológicas adequadas. Relatos fornecidos pela gestante são relevantes, porém muitas vezes resultam em dados subestimados devido a omissão de informações por medo de ações punitivas. Assim sendo, a confirmação por meio de análises toxicológicas em amostras biológicas se faz necessária. O mecônio, primeiras fezes do recém-nascido, tem sido proposto como matriz adequada para avaliação da exposição fetal à drogas de abuso. Entretanto, devido à complexidade da matriz, diversas etapas de purificação são necessárias para posterior análise dos biomarcadores da exposição. Neste contexto, o presente trabalho visa o desenvolvimento de método analítico para detecção dos biomarcadores da exposição fetal à maconha, empregando a extração acelerada por solvente como técnica de extração dos analitos em amostras de mecônio. Esta representaria vantagens sobre as técnicas comumente empregadas pois permite menor manipulação da amostra, apresenta maior eficiência e praticidade, e possibilita o uso de volumes menores de solvente orgânico. Os analitos do tetraidrocanabinol serão identificados e quantificados por cromatografia em fase-gasosa acoplada a espectrometria de massas (GC-MS). Após o desenvolvimento e validação, o método será aplicado em amostras de mecônio provenientes de neonatos do Hospital Universitário-USP com suspeita de exposição fetal à maconha.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANTOVANI, CINTHIA DE CARVALHO; PEREIRA E SILVA, JEFFERSON; FORSTER, GUILHERME; DE ALMEIDA, RAFAEL MENCK; DE ALBUQUERQUE DINIZ, EDNA MARIA; YONAMINE, MAURICIO. Simultaneous accelerated solvent extraction and hydrolysis of 11-nor-Delta(9)-tetrahydrocannabino1-9-carboxylic acid glucuronide in meconium samples for gas. chromatography-mass spectrometry analysis. JOURNAL OF CHROMATOGRAPHY B-ANALYTICAL TECHNOLOGIES IN THE BIOMEDICAL AND LIFE SCIENCES, v. 1074, p. 1-7, FEB 1 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.