Busca avançada
Ano de início
Entree

Práticas educativas de professores, habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo comparativo e correlacional

Processo: 13/08955-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Marília Mariano
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Distúrbios do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:habilidades sociais | Praticas educativas de professores | Problemas de comportamento | Psicolgia da Aprendizagem

Resumo

Considerando o ambiente escolar como relevante para desenvolvimento humano, tanto nos aspectos relativos à aprendizagem formal como nos comportamentos socialmente habilidosos, acredita-se relevante descrever, analisar e discutir práticas educativas de professores e comportamentos infantis. Objetiva-se, neste estudo, a partir de amostras de alunos clínicos e não clínicos para problemas de comportamento, descrever, comparar e correlacionar, de maneira molecular, as práticas educativas de professores, os comportamentos de alunos, quanto habilidades sociais, e, problemas de comportamento, considerando a escolaridade e o sexo dos alunos. Amostra: 200 professores da rede pública de ensino. Instrumentos: (a) Habilidades Sociais Educativas-Professores; TRF para identificar os alunos com problemas de comportamento; Questionário Respostas Socialmente Habilidosas (QRSH-PR) para descrever habilidades sociais das crianças. Os dados serão tratados estatisticamente de forma a comparar e a correlacionar grupos clínico e não clínico quanto às variáveis mensuradas. Tal estudo apresenta como implicação a possibilidade de estruturar programas preventivos, no contexto escolar, de problemas de comportamentos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARÍLIA MARIANO; ALESSANDRA TURINI BOLSONI-SILVA. Interações Sociais entre Professores e Alunos: Um Estudo de Associações e Predições. Paidéia, v. 28, . (13/08955-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARIANO, Marília. Práticas educativas de professores, habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo comparativo, correlacional e preditivo. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.