Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem de padrões de precipitação e temperatura e suas relações com mecanismos climáticos: um subsídio para avaliar os impactos na produtividade da cana-de-açúcar

Processo: 13/15434-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Pesquisador responsável:Jurandir Zullo Junior
Beneficiário:Vânia Rosa Pereira
Instituição-sede: Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar

Resumo

O objetivo deste projeto é modelar a relação dos padrões de distribuição espaço- temporal das chuvas e das anomalias de temperatura no estado de São Paulo com os principais mecanismos climáticos que caracterizam as dinâmicas atmosféricas da América do Sul. É importante destacar que a finalidade da análise é identificar possíveis modificações na dinâmica das chuvas, as quais podem interferir na produtividade da cana-de-açúcar, como é o caso do deslocamento e das mudanças nas estações do ano e da ocorrência de veranicos.A metodologia para avaliar a distribuição espaço-temporal das chuvas e da temperatura, será baseada nas técnicas de modelos de séries temporais. Para verificar a relação entre o padrão do regime de chuvas e os mecanismos climáticos disponíveis em índices, serão utilizadas a estatística multivariada linear (correlação canônica) ou as redes neurais artificiais não-lineares (Self Organizing Maps - SOM). As redes neurais não-lineares serão consideradas na análise em razão de sua potencialidade para reduzir a dimensionalidade (temporal e espacial) dos fatores de entrada. Com base nas análises propostas, espera-se construir um modelo que identifique os principais mecanismos influenciadores do regime de chuvas.Esse modelo, contendo o detalhamento do regime de chuvas, terá aplicação especialmente na cultura da cana-de-açúcar, oferecendo-lhe parâmetros para previsões de safra e elaboração de modelos de cultura e produtividade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZULLO, JR., JURANDIR; PEREIRA, VANIA ROSA; KOGA-VICENTE, ANDREA. Sugar-energy sector vulnerability under CMIP5 projections in the Brazilian central-southern macro-region. Climatic Change, v. 149, n. 3-4, p. 489-502, AUG 2018. Citações Web of Science: 1.
VÂNIA ROSA PEREIRA; GABRIEL CONSTANTINO BLAIN; ANA MARIA HEUMINSKI DE AVILA; REGINA CÉLIA DE MATOS PIRES; HILTON SILVEIRA PINTO. Impacts of climate change on drought: changes to drier conditions at the beginning of the crop growing season in southern Brazil. Bragantia, v. 77, n. 1, p. -, Mar. 2018.
PEREIRA, VANIA ROSA; BLAIN, GABRIEL CONSTANTINO; HEUMINSKI DE AVILA, ANA MARIA; DE MATOS PIRES, REGINA CELIA; PINTOS, HILTON SILVEIRA. Impacts of climate change on drought: changes to drier conditions at the beginning of the crop growing season in southern Brazil. Bragantia, v. 77, n. 1, p. 201-211, JAN-MAR 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.