Busca avançada
Ano de início
Entree

O Ensino de Filosofia no Brasil: A sua formação discursiva no contexto universitário de 1930 a 1968.

Processo: 12/21672-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rodrigo Pelloso Gelamo
Beneficiário:Tiago Brentam Perencini
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Arqueologia   Michel Foucault   Ensino de filosofia

Resumo

A presente pesquisa tematiza o ensino de Filosofia no Brasil. Pretendemos investigar o seguinte problema: Como o conjunto de arquivos formou o discurso sobre o ensino de filosofia em nível universitário no Brasil? Em pesquisas realizadas anteriormente percebemos três linhas de continuidade discursiva: (1) Da compreensão puramente educacional quando se debateu o assunto em questão; (2) Da busca pelo entendimento do ensino de filosofia como uma área filosófica; (3) Da relação indissociável entre "ensino" e "Filosofia". Em determinado momento partiu-se de uma concepção sobre o ensino para justificar a Filosofia, em outros, buscou-se pressupostos conjuntos entre Filosofia e ensino. De modo geral, pretendemos verificar como se constituiu a formação discursiva sobre o professor e pesquisador em Filosofia no Brasil, além de proporcionar o mapeamento e a sistematização das bases de dados sobre esse nível de ensino no país. O material analisado são os periódicos especializados em Filosofia, com publicação desde os anos 1930, década em que se tem início a criação das principais Faculdades de Filosofia no Brasil, até 1968, ano da Reforma Universitária no país. Temos como procedimento metodológico o pensamento arqueológico de Michel Foucault, capaz de fornecer fundamentos para entendermos como o conjunto discursivo sobre o ensino de Filosofia se constituiu no Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERENCINI, Tiago Brentam. O ensino de filosofia no Brasil: a sua formação discursiva no contexto universitário de 1930 a 1968. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.