Busca avançada
Ano de início
Entree

Violência no futebol: a construção de intolerâncias nas mídias

Processo: 12/22972-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Joao Angelo Fantini
Beneficiário:Thales de Almeida Nogueira Cervi
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise   Violência   Violência no esporte   Torcidas organizadas   Futebol   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Intolerância | Midias | torcidas de futebol | Violência | Psicanálise

Resumo

A intolerância é um fenômeno social que gera atos de agressividade e violência que cada vez mais aparecem no futebol, principalmente nos confrontos entre torcedores. A relevância em se discutir o assunto está em pensar formas de subsidiar as ações de segurança pública e também avaliar os discursos que circulam nas mídias sobre essas práticas intolerantes. A análise destes discursos, busca entender como os processos de identificação, especialmente masculinos, contribuem para a construção de intolerâncias. Neste sentido, busca-se avaliar os conteúdos midiáticos que podem ser provocativos, pejorativos e se que constituem nos meios de comunicação especialmente, em um primeiro momento, na forma de chistes. A pesquisa se baseia em uma análise dos discursos que circulam nas novas mídias como reflexo do discurso produzido nas mídias tradicionais. Para tal, faz-se uso da psicanálise aplicada na tentativa de construir dispositivos de análise que permitam apreender as articulações entre sujeito e sociedade, o que no caso, trata-se de fazer emergir as injunções inconscientes que produzem as falas dos sujeitos que produzem os atos que podem ser realizados solitariamente ou em grupo. Palavras chave: intolerância; violência; torcidas de futebol; mídias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)