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A adolescência e o espaço de vida; função da família

Processo: 13/14901-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Maria Inês Assumpção Fernandes
Beneficiário:Elisângela Barboza Fernandes
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Família   Intersubjetividade   Psicanálise   Adolescência

Resumo

A adolescência impõe novas exigências ao grupo familiar, que vivencia a angústia do esmaecimento de suas fronteiras - daquelas que separam o "nós" dos "outros", mas também das fronteiras no interior do grupo primário, entre as gerações. O intenso processo de afiliação do adolescente a outros grupos, acompanhado do afastamento progressivo do espaço familiar caminha no sentido da autonomia que se pretende alcançar, mas ameaça os pactos e alianças que garantiram a manutenção do grupo. O envelope familiar e a capacidade de continência da família são fortemente requisitados para que ela possa dar conta de acolher a transformação da experiência emocional em curso no adolescente. E nela mesma, afirmamos. O espaço familiar, a casa-lar, constitui um elemento importante de apoio para as fronteiras e a identidade do grupo. Além disso, como metáfora da mãe, compreende um espaço de apoio ao cumprimento da função continente pelo grupo primário. Mas, e quando ocorrem falhas e o papel protetivo do espaço familiar parece convertido em uma função expulsiva, quando as próprias condições do morar mostram-se desagregadoras? Propomos investigar junto a grupos de adolescentes em situação de vulnerabilidade social as relações entre condições do espaço de convívio familiar e o cumprimento da função continente pela família, considerando o processo de transmissão psíquica em jogo no "adolescer" do grupo primário. Para condução do estudo serão realizadas entrevistas individuais com os adolescentes e grupos focais com o conjunto deles, com base nos pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentam o trabalho psicanalítico de grupo, em especial, nas noções sobre o funcionamento dos grupos de Kaës.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDES, Elisângela Barboza. A adolescência e a problemática da separação: do espaço familiar ao espaço social. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.

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