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Sobre o expansionismo pedagógico contemporâneo: uma arqueogenealogia da intensificação das experiências educativas não-escolares

Processo: 13/14054-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Julio Roberto Groppa Aquino
Beneficiário:Elisa Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/26552-0 - Sobre o expansionismo pedagógico contemporâneo: aspectos teórico-metodológicos para uma análise arqueogenealógica, BE.EP.DR
Assunto(s):Genealogia   Michel Foucault   Arqueologia   Filosofia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueologia | Crise da educação escolar | genealogia | Michel Foucault | Pedagogização | Práticas não-escolares | Filosofia da Educação

Resumo

A problemática mobilizadora dos interesses da presente pesquisa decorre de uma investigação anterior sobre a aliança contemporânea entre urbanidade e educação, aliança esta sintetizada na noção de cidade educadora. Como saldo analítico daquele estudo, destacou-se a centralidade que a experiência educativa não-escolar tem adquirido no interior do campo pedagógico, cujo alcance interventivo ultrapassa, de modo crescente, o escopo das práticas estritamente escolares. Sob a denominação de expansionismo pedagógico, tal movimento é agora analisado em um duplo viés teórico-metodológico inspirado no pensamento de Michel Foucault. De um lado, trata-se de investigá-lo genealogicamente a fim de circunscrever o contexto de sua emergência; nesse sentido, vale ressaltar que os estudos empreendidos até o momento dão margem à hipótese de íntima relação entre tal pedagogização das experiências não-escolares e a alegação de uma crise da educação escolar. De outro, visa-se abordar arqueologicamente a pedagogia de modo a compreender sua expansão nos termos de uma objetivação performativa de novos domínios de atuação. Intenciona-se, assim, compor um inventário dos saberes, das práticas e dos modos de intervenção que têm sido direcionados à experiência educativa não-escolar. Para tanto, o corpus da análise será constituído por dez periódicos nacionais de tradição e ampla circulação na área da educação: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; Cadernos de Pesquisa; Educação e Pesquisa; Educação e Realidade; Educação e Sociedade; Perspectiva; Educar em Revista; Educação em Revista; Educação em Questão; e Revista Brasileira de Educação. Cada um deles deverá ser tratado na totalidade de seu percurso de publicação, o que compreende um espectro temporal que vai desde 1944 até os dias de hoje. Tal material, aqui entendido como locus de validação e reverberação daquilo que se produz no campo de saber e de intervenção pedagógica, será esquadrinhado analiticamente com vistas a compor o arquivo próprio desta pesquisa. Como horizonte geral de problematização, está o intento de interrogar sobre aquilo que hoje somos, buscando evidenciar os jogos performativos em que nos encontramos inseridos. A esse respeito, o interesse pela área da educação justifica-se devido ao fato de ela ser aqui pensada como uma das instâncias intimamente envolvidas na produção dos modos contemporâneos de subjetivação.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Elisa. A intensificação da experiência educacional contemporânea: uma perspectiva arqueogenealógica. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.

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