Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de alterações em placas senis e marcadores colinérgicos no cérebro de camundongos submetidos a um modelo de neurodegeneração, após treino de atenção

Processo: 13/06935-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Tânia Araújo Viel
Beneficiário:Gabriela Cabett Cipolli
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipocampo   Atenção (processos psicológicos)   Memória (psicologia)   Doenças neurodegenerativas

Resumo

Ao longo do envelhecimento as funções biológicas declinam naturalmente, mas na maioria dos casos, os indivíduos se adaptam a essas alterações e conseguem manter sua qualidade de vida e as atividades diárias. Entretanto, em presença de doenças neurodegenerativas comuns à velhice, como a doença de Alzheimer (DA), a qualidade de vida pode ser comprometida. A memória é uma das funções cognitivas que estão comprometidas no caso da DA. A formação da memória não depende de uma estrutura nervosa isolada, mas sim, da intensa conexão entre estruturas como córtex, hipocampo e amígdala. A modulação da memória ocorre pela ação dos neurotransmissores, na qual se destaca o sistema colinérgico, que exerce uma grande participação na formação de memórias relacionadas à indução da LTP (long-term potentiation). Adicionalmente, vem sendo relatado que o receptor colinérgico nicotínico alfa7 tem participação ativa na degradação do peptídeo beta-amilóide. No presente projeto, a quantidade de placas senis e a densidade e de receptores nicotínicos alfa7 serão avaliadas no córtex frontal, hipocampo e amígdala de camundongos submetidos a um modelo de neurodegeneração e semanalmente a um treino de atenção, que promoveu melhora da memória dos animais, como observado anteriormente. Nesse modelo, os animais infundidos com o antagonista de receptor nicotínico alfa7, metilicaconitina, não apresentaram melhora da memória. Assim, pretendemos avaliar, de forma mais detalhada, os efeitos do treino de atenção sobre o sistema colinérgico investigando a participação dos receptores alfa7 para a memória desses animais. Ademais, iremos verificar qual área cerebral (córtex, hipocampo ou amígdala) foi inibida pela infusão crônica com o antagonista metilicaconitina (ou se todas foram inibidas), levando à falta de recuperação da memória (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALTHAZAR, JANAINA; SCHOWE, NATALIA MENDES; CIPOLLI, GABRIELA CABETT; BUCK, HUDSON SOUSA; VIEL, TANIA ARAUJO. Enriched Environment Significantly Reduced Senile Plaques in a Transgenic Mice Model of Alzheimer's Disease, Improving Memory. FRONTIERS IN AGING NEUROSCIENCE, v. 10, . (16/07115-6, 13/13656-1, 13/19999-8, 13/06935-1)
TELLES-LONGUI, MILENA; MOURELLE, DANILO; SCHOWE, NATALIA MENDES; CIPOLLI, GABRIELA CABETT; MALERBA, HELENA NASCIMENTO; BUCK, HUDSON SOUSA; VIEL, TANIA ARAUJO. alpha 7 nicotinic ACh receptors are necessary for memory recovery and neuroprotection promoted by attention training in amyloid-beta-infused mice. British Journal of Pharmacology, v. 176, n. 17, . (13/06935-1, 16/20574-0, 12/12917-3, 11/07365-9, 16/07115-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.