Busca avançada
Ano de início
Entree

"Dicas de quem já leu": uma análise discursiva das representações de leitura inscritas em depoimentos de leitores postados no blog do Galeno

Processo: 13/14868-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luzmara Curcino Ferreira
Beneficiário:Rafael Borges Ribeiro dos Santos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/02515-0 - Dicas De Quem Já Leu: uma análise discursiva das representações de leitura inscritas em depoimentos de leitores postados no blog do Galeno, BE.EP.IC
Assunto(s):Análise do discurso   História cultural   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | História Cultural | práticas de leitura | Representações discursivas do leitor | Análise do Discurso

Resumo

O projeto ora proposto visa a realizar um levantamento de dados acerca do que leem e como leem pessoas que gozam de uma dada visibilidade nas mídias (como internet, televisão, rádio, revista e jornal) as quais, exatamente em função de serem pessoas públicas e famosas, são consultadas acerca de seus gostos e gestos de leitura. Este projeto se inscreve no interior de um projeto geral, coordenado junto ao Departamento de Letras pela Profa Dra Luzmara Curcino (FAPESP, 2010/16139-0), no qual se busca empreender um levantamento e descrição de perfis de comunidades leitoras contemporâneas. Para contribuirmos com a descrição desses perfis de leitores, neste projeto em particular tomaremos como objeto de análise o blog do Galeno, e mais especificamente a seção intitulada "Dicas de quem já leu", composta atualmente por 370 comentários de personalidades públicas, a partir dos quais constituiremos nosso corpus. Nosso objetivo principal é o de apreender indícios acerca das práticas de leitura de que esses sujeitos se valem e das representações discursivas que compartilham acerca do que é a leitura, do que é ser leitor, de quais são os livros que merecem ser declarados como livros lidos e o que dizem sobre os livros hipoteticamente lidos cuja leitura essas personalidades recomendam. Nossa análise tem por princípio descrever algumas das representações discursivas que norteiam esses comentários, de modo a compreendermos quais são os discursos mais presentes sobre a leitura que constituem o imaginário sobre essa prática e que são constantemente reatualizados no que se afirma sobre a leitura, em especial por não-especialistas, no que concerne às formas de leitura que são consideradas legítimas (ou não) na atualidade, aos mitos/crenças/concepções/teorias sobre a leitura em que essas "dicas" se apoiam, e ainda ao quê e como se imagina se dever ler hoje etc. Para tanto, a primeira etapa de nosso trabalho comportará uma análise geral do blog, de modo a mapearmos e categorizarmos os tipos de comentários que por suas especificidades possam ser reagrupados para, posteriormente, analisá-los buscando descrever suas regularidades quanto aos discursos sobre a leitura que os fomentam. Assim, subsidiados teoricamente pela Análise do Discurso de linha francesa e por alguns princípios da História Cultural da leitura, pretendemos discutir que discursos constituem o imaginário sobre a leitura entre esse público que 'indica o que ler' e que práticas de leitura são declaradas/representadas por eles, de modo a melhor caracterizarmos traços do perfil discursivo desse público leitor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)