Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização das habilidades sociais de adolescentes antes de participarem de um programa de treinamento de habilidades sociais em grupo

Processo: 13/06545-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Carmem Beatriz Neufeld
Beneficiário:Leonardo Zaiden Longhini
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento social   Habilidades sociais   Adolescência   Programas   Treinamento   Caracterização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | Caracterização | habilidades sociais | Habilidades sociais

Resumo

Múltiplas pesquisas buscam organizar a conceitualização de habilidades sociais, assim denominadas por sua relação com a competência social, requeridas para diversos desempenhos de interação social funcionais específicos, a partir de variados critérios. Considerando a vasta conceitualização, a maioria dos instrumentos de avaliação dessas habilidades avalia desempenhos específicos, enquanto alguns instrumentos buscam integrar a relação multimodal em sua avaliação. Esse projeto tem como objetivo a categorização de habilidades sociais de adolescentes, a partir de dados obtidos anualmente desde 2009, antes de sua participação em um grupo de treinamento de habilidades sociais. Esses dados, obtidos pelo Inventário de Habilidades Sociais Para Adolescentes (IHSA-Del-Prette), permitem uma ampla avaliação em sete categorias que correspondem aos aspectos usualmente exercitados em grupos de treinamento de habilidades e presentes na literatura, em uma descrição validada por estudos de consistência interna e de outras variáveis. Considerando a forte relação entre carência nas habilidades sociais e comportamentos que comprometem a saúde em adolescentes, a categorização dessas habilidades na população alvo da intervenção garante base para possíveis melhorias e adaptações na própria intervenção, além de permitir a avaliação do programa de treinamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)