Busca avançada
Ano de início
Entree

Para que seu filho seja um indivíduo bem normal: a identidade infantil no início do século XX

Processo: 13/15095-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Zilda Gaspar Oliveira de Aquino
Beneficiário:Letícia Fernandes de Britto Costa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade   Público infantil   Argumentação   Análise do discurso   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | argumentação | Discurso midiático | Identidade no Discurso | Análise do Discurso

Resumo

O presente projeto tem por proposta investigar a construção da identidade infantil, a partir do discurso que se apresenta em revistas voltadas para crianças, publicadas na primeira metade do século XX, no Brasil. Busca-se observar como se caracteriza esse discurso e quais argumentos em dada época foram imprescindíveis para a construção de tal identidade. Nesse sentido, selecionou-se para embasamento teórico a Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996 [1958]), Mosca (1997, 2004 e 2006), e Fidalgo e Ferreira (2009); bem como estudiosos da área de Identidade no Discurso, como Wagner (1991), Jungwirth (2007), Moita Lopes (2002) e seus seguidores. O corpus constitui-se da seção "Página dos pais", encontrada na revista Bem-Te-Vi, periódico voltado ao público infantil que circulou na cidade de São Paulo nas décadas de 20 e 30, e de narrativas presentes na revista O Tico-Tico, publicadas no Rio de Janeiro de 1905 a 1960.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)