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Implementação e avaliação do KiVa-Programa de prevenção de bullying em escolas de Delaware

Processo: 13/16614-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Lígia Barboza Moreira
Supervisor: Julie A. Hubbard
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Delaware (UD), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/01966-6 - Habilidades sociais do professor e o comportamento social do aluno, BP.IC
Assunto(s):Comportamento agressivo   Bullying
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bullying | Evaluating | Implementing | program prevention | Psicologia

Resumo

Crianças e adolescentes que sofrem bullying evitam ir à escola, tem baixo rendimento acadêmico e sofrem de depressão e ansiedade. À medida que a preocupação sobre as implicações do bullying na saúde pública aumenta, os distritos escolares têm respondido com programas de prevenção, muitas vezes seguindo leis estaduais. No entanto, a maioria dos programas implementados não é apoiada por evidências que demonstram sua eficácia. Durante o ano passado, a Doutora Julie Hubbard do Departamento de Psicologia da Universidade de Delaware trabalhou para introduzir o KiVa, um projeto de prevenção de bullying para escolas que pertencem ao Red Clay Consolidated School District in Delaware. O programa KiVa foi desenvolvido na Finlândia, apoiado por maior pesquisa do que qualquer outro programa de prevenção ao bullying até o momento, as quais sugerem que ele consistente e efetivamente reduz o bullying e suas correlações negativas entre os estudantes finlandeses. Entretanto, a implementação do programa em Delaware é a primeira introdução do Programa KiVa nos Estados Unidos, e por isso sua eficácia ainda não foi comprovada entre os estudantes norte-americanos. Por esta razão, a Doutora Hubbard está atualmente conduzindo uma rigorosa avaliação da eficácia do programa em escolas de Delaware. O objetivo geral do programa é aumentar a empatia das crianças para com as vítimas, a auto-eficácia para defender as vítimas, e as atitudes anti-bullying. O que é realizado principalmente através de uma série de aulas de grupo conduzidas por um professor que será treinado, e por um ambiente virtual de aprendizagem baseado em computador que as crianças usam na escola e em casa. No início e no final do ano letivo, os dados serão o coletadas nas 4 ª e 5 ª séries de 6 escolas que participarão do programa, bem como em seis escolas que serão o grupo controle (escolas que continuam a sua programação habitual prevenção de bullying, mas não implementar o programa KiVa). Os dados serão coletados em forma de auto relato, por relato do professor e dos colegas. Trimestralmente, um relatório de progresso sobre o projeto será preparado para o Delaware Bar Fundation. Se os resultados forem promissores, Dra. Hubbard pretende buscar financiamento para disseminar o programa em todo estado de Delaware, com o objetivo final de disseminação por todo país. (AU)

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