Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos hábitos de vida segundo a assessment of life habits (life-h): adaptação cultural e valores normativos para crianças brasileiras

Processo: 12/24371-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Beneficiário:Fernanda Pereira dos Santos Silva
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropediatria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assessment of Life Habits | atividades de autocuidado | atividades de vida diária | Capacidades Funcionais | hábitos de vida infantil | Life-H | Neuropediatria

Resumo

Hábitos de vida são atividades comuns ou participações sociais realizadas pela criança em seu contexto sócio-cultural de acordo com as suas características, sejam estas a idade, o sexo, ou o nível sócio-cultural; são atividades que garantem a sobrevivência pessoal e bem-estar em uma sociedade, ao longo de toda a sua existência. A qualidade de realização dos hábitos de vida é medida em uma escala que varia de plena participação social a situação de total deficiencia, sendo determinada tanto por características pessoais como pela qualidade de fatores ambientais que se tornam obstáculos ou facilitadores de situações sociais específicas. Neste contexto, diferentes instrumentos de avaliação foram desenvolvidos por e para clínicos e pesquisadores que se dedicam a avaliação dos hábitos de vida de crianças, tanto para acompanhar o desenvolvimento infantil quanto para verificar os efeitos dos processos de reabilitação. Contudo, no Brasil, poucos destes instrumentos estão disponíveis, ou seja, poucos estão traduzidos, adaptados culturalmente e validados para a avaliação dos habitos de vida da criança brasileira. Assim, o objetivo do presente estudo é realizar a tradução, adaptação cultural e determinar valores normativos para as crianças brasileiras a partir do instrumento Assessment of Life Habits (LIFE-H), visando fornecer para clínicos e pesquisadores mais uma ferramenta para avaliar hábitos de vida da criança e índice de satisfação da criança ou do seu cuidador, e desta forma, permitir futuros estudos comparativos com crianças com disfunções e incapacidades funcionais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAVAO, SILVIA L.; SILVA, FERNANDA P. S.; DUSING, STACEY C.; ROCHA, NELCI ADRIANA C. F.. Clinical tools designed to assess motor abilities in children with cerebral palsy. Developmental Neurorehabilitation, v. 20, n. 3, p. 149-159, . (12/24371-5, 13/13380-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.