Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficácia da eletroestimulação neuromuscular no tratamento da disfagia orofaríngea em idosos acometidos por acidente vascular encefálico

Processo: 11/18242-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Giédre Berretin-Felix
Beneficiário:Cláudia Tiemi Mituuti
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Acidente vascular cerebral   Transtornos de deglutição   Reabilitação (terapêutica médica)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidente Cerebrovascular | Reabilitação | Transtornos da deglutição | Disfagia

Resumo

Prejuízos funcionais decorrentes do envelhecimento podem ser potencializados por alterações neurológicas, resultando em quadros de disfagia orofaríngea, importante causa de morbidade e mortalidade nessa população. Na presença de disfagia orofaríngea neurogênica, a literatura é escassa sobre a eficácia de métodos fonoaudiológicos de reabilitação nessa população, sendo a eletroestimulação neuromuscular (EENM) descrita como importante modalidade de tratamento. Porém, não foram encontrados estudos que abordassem o efeito da EENM em idosos em fase tardia do acometimento vascular encefálico após o processo de terapia fonoaudiológica convencional. O objetivo do estudo é verificar o efeito, a curto e médio prazo, da terapia da deglutição com EENM sensorial em idosos com sequelas de acidente vascular encefálico (AVE) que tenham sido submetidos à terapia fonoaudiológica convencional sem sucesso. Para isso, 10 idosos acometidos por AVE com diagnóstico de disfagia orofaríngea, com boa condição de saúde oral, e que já se submeteram à terapia fonoaudiológica convencional, serão classificados de acordo com o nível de ingestão oral, avaliados pelos exames de videfluoroscopia da deglutição, eletromiografia da musculatura supra-hiódea durante a deglutição, como também será aplicado o protocolo de qualidade de vida SWAL-QOL antes, imediatamente após e 3 meses depois da reabilitação com EENM. Os 10 indivíduos serão tratados com EENM sensorial durante a deglutição com esforço, num total de 12 sessões (três sessões por semana), com duração de vinte minutos cada. Os resultados obtidos anterior e posteriormente ao tratamento proposto serão tabulados e submetidos à análise estatística pertinente (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MITUUTI, CLAUDIA TIEMI; ALVES DA SILVA ARONE, MARCELA MARIA; ROSA, RAQUEL RODRIGUES; BERRETIN-FELIX, GIEDRE. Effects of Sensory Neuromuscular Electrical Stimulation on Swallowing in the Elderly Affected by Stroke: A Pilot Study. TOPICS IN GERIATRIC REHABILITATION, v. 34, n. 1, p. 71-81, . (11/18242-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.