Busca avançada
Ano de início
Entree

Copaifera duckei Dwyer: Avaliação do potencial antibacteriano frente a patógenos bucais e sua citotoxicidade

Processo: 12/24856-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Gomes Martins
Beneficiário:Fariza Abrão
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/13630-7 - Validação química e farmacológica de extratos e princípios ativos de espécies de Copaifera, AP.TEM
Assunto(s):Produtos naturais   Cárie dentária   Antibacterianos   Infecções endodônticas

Resumo

Define-se a microbiota bucal como uma das mais complexas de todo o corpo, por apresentar mais de 700 espécies bacterianas detectadas que causam diversas patologias no homem, dentre elas a cárie e as infecções endodônticas são as mais preocupantes. A eliminação de micro-organismos de canais radiculares infectados tem sido uma preocupação constante na endodontia, atualmente os compostos químicos utilizados na limpeza de canais radiculares causam efeitos indesejáveis ao paciente. A procura de novas drogas para melhorar os índices de sucesso deste tratamento passou a ser um desafio para os pesquisadores. Na busca por novos produtos menos agressivos ao paciente que possam ser utilizados destacam-se os produtos naturais com potencial promissor. O óleo-resina da árvore de copaíba é tradicionalmente utilizado na medicina popular brasileira para tratar uma variedade de doenças e sintomas. Dentre as espécies de copaíba largamente encontradas no país destaca-se a Copaifera duckei Dwyer, que vem sendo largamente utilizada como agente antiinflamatório e anti-séptico há várias gerações, além de ser a espécie mais utilizada para produção do óleo-resina de copaíba. Baseando-se na cultura popular e em estudos prévios encontrados na literatura de que esta espécie apresenta atividade antimicrobiana torna-se relevante os estudos aprofundados do óleo-resina de C. duckei. O objetivo do presente trabalho é realizar o estudo da atividade antibacteriana do óleo-resina de Copaifera duckei e frações frente a micro-organismos representativos de infecções bucais. A metodologia para a avaliação da atividade antibacteriana in vitro será realizada pelo método da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e a Concentração Bactericida Mínima (CBM). A partir dos metabólitos significativamente promissores do óleo-resina de C. duckei serão ainda determinadas Concentração Inibitória Fracionada (CIF), sensibilidade antibiofilme e cinética bacteriana. O potencial citotóxico do óleo-resina de C. duckei será avaliado por meio do ensaio do XTT Estes estudos serão instrumentos fundamentais que contribuirão para o melhor entendimento das atividades biológicas do óleo-resina de C. duckei esperando-se então cooperar na busca de novas formas terapêuticas frente a patógenos bucais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABRAO, FARIZA; ALVES, JESSICA A.; ANDRADE, GESSICA; DE OLIVEIRA, POLLYANNA F.; AMBROSIO, SERGIO R.; VENEZIANI, RODRIGO C. S.; TAVARES, DENISE C.; BASTOS, JAIRO K.; MARTINS, CARLOS H. G.. Antibacterial Effect of Copaifera duckei Dwyer Oleoresin and Its Main Diterpenes against Oral Pathogens and Their Cytotoxic Effect. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 9, . (12/24856-9, 12/25237-0, 11/13630-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.