Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento ágil de recursos educacionais abertos

Processo: 13/16759-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 25 de outubro de 2013
Vigência (Término): 24 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Maurício Massaru Arimoto
Supervisor: Leonor Maria Melo Torcato Barroca
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Open University, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:11/06204-1 - Desenvolvimento Ágil de Recursos Educacionais Abertos, BP.DR
Assunto(s):Métodos ágeis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Métodos Ágeis | Recursos Educacionais Abertos | Engenharia de Software e Computação Aplicada à Educação

Resumo

O advento da Internet e a rápida evolução proporcionada pelo uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), particularmente, da Web 2.0 têm possibilitado novas formas de construção e acesso ao conhecimento, contribuindo para o estabelecimento de um novo marco para a educação. Além disso, questões associadas ao processo de ensino e aprendizagem, aliadas ao aumento da demanda por formação e qualificação de pessoal, têm impulsionado as pesquisas relacionadas à educação em diferentes áreas de conhecimento. Em especial, evidencia-se a necessidade de repensar o modo com que os recursos educacionais são projetados, desenvolvidos e disponibilizados aos aprendizes a fim de apoiar efetivamente o ensino, seja nas modalidades presencial, híbrida ou a distância. Nesse contexto, a proposição de mecanismos adequados ao desenvolvimento e disponibilização de recursos educacionais é uma preocupação eminente. Evidencia-se também a necessidade de mecanismos que propiciem o aumento da produtividade e da qualidade dos recursos educacionais elaborados. Outro aspecto importante a ser ressaltado refere-se ao desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REAs). De fato, a distribuição livre e aberta desses recursos contribui para a disseminação do conhecimento e facilita o acesso à informação, além de promover a democratização do acesso à educação, beneficiando a sociedade como um todo. Este trabalho visa à proposição de um método ágil para o desenvolvimento e disponibilização de REAs de qualidade, capazes de motivar os aprendizes e contribuir com o processo de construção do conhecimento. Adicionalmente, um ambiente piloto também deve ser estabelecido para apoiar na disponibilização dos REAs desenvolvidos, bem como facilitar o acesso e o reúso desses recursos. Por fim, é importante ressaltar que os mecanismos propostos devem ser aplicados no desenvolvimento e disponibilização de REAs em diferentes domínios de conhecimento, em especial no domínio de Engenharia de Software e Software Livre. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARIMOTO, MAURICIO M.; BARROCA, LEONOR; BARBOSA, ELLEN F.. AM-OER: An Agile Method for the Development of Open Educational Resources. INFORMATICS IN EDUCATION, v. 15, n. 2, p. 205-233, . (11/06204-1, 13/16759-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.