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O saber passa em ato: implicações para a autenticidade da práxis psicanalítica

Processo: 13/10815-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Christian Ingo Lenz Dunker
Beneficiário:Lígia Maria Borba Pereira
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise   Sigmund Freud   Jacques Lacan   Transferência de conhecimento

Resumo

O presente projeto de pesquisa apresenta uma proposta de exame da técnica psicanalítica e sua implicação para o exercício de uma prática autêntica da psicanálise. Para tal, será feita uma investigação dos fundamentos teóricos da técnica psicanalítica segundo Jacques Lacan, circunscrevendo mais especificamente, o conceito de transferência na obra de Freud e de Lacan. A pesquisa também tem como horizonte articular o conceito de transferência à transmissão do saber do psicanalista. Com o objetivo de examinar de que maneira esse saber se articula ao longo do processo analítico e em que medida o manejo da transferência possibilita o ato analítico, espera-se contribuir para um debate atual que diz respeito a autenticidade da práxis psicanalítica.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Lígia Maria Borba. O saber passa em ato: implicações para a práxis psicanalítica. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.

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