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Processo: | 13/09613-5 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Vigência (Início): | 01 de setembro de 2013 |
Vigência (Término): | 31 de maio de 2015 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas |
Pesquisador responsável: | Caio Márcio Poletti Lui Gagliardi |
Beneficiário: | Alex de Araujo Neiva |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Literatura portuguesa Escritores Ethos Gênio Análise de correspondência |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Correspondência | Ethos | Fernando Pessoa | Gênio | Literatura Portuguesa | Poesia | Literatura Portuguesa |
Resumo Este projeto consiste no estudo da noção de gênio em Fernando Pessoa. Delimita por objetivo a identificação e análise de seu alcance e grau de penetração tanto nas formulações estéticas quanto poéticas do autor. O trabalho se divide em três frentes, que definem a metodologia utilizada e o recorte do corpus investigado. A primeira, que se desenvolveu durante a Iniciação Científica, aborda o ethos do "homem de gênio" nas cartas a João Gaspar Simões, Adolfo Casais Monteiro e Armando Côrtes-Rodrigues. Procurou-se ainda apresentar a cristalização de uma imagem autoral sob a ótica da fortuna crítica pessoana, especificamente em Gaspar Simões, Casais Monteiro, Jacinto do Prado Coelho e Eduardo Lourenço, aqui considerados como críticos fundamentais para a compreensão do mito-Pessoa. A segunda frente do trabalho propõe a análise dos textos teóricos de Pessoa sob a perspectiva do gênio, pormenorizadamente os escritos sobre a questão Shakespeare-Bacon, reunidos na edição crítica de Jerônimo Pizzaro; e os textos relativos ao tema que se encontram nas Páginas de doutrina estética (Sel., pref. e notas por Jorge de Sena), Páginas íntimas e de auto-Interpretação, e nas Páginas de textos de estética e de teoria e crítica literárias, (Sel.,pref e notas por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho). A terceira frente se concentrará no estudo das obras Mensagem (organização e introdução de Caio Gagliardi) e Primeiro Fausto (organização e introdução de Duílio Colombini). Analisaremos as apropriações que Pessoa fez de Carlyle, sobretudo das famosas conferências em torno de Os Heróis, e as implicações do ethos do "gênio louco" em Primeiro Fausto. | |
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