Busca avançada
Ano de início
Entree

O documentário no Novo Cinema Latino-Americano: práticas na Argentina, Brasil e Cuba

Processo: 13/09821-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Marilia da Silva Franco
Beneficiário:Cristina Alvares Beskow
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/05697-5 - O documentário no novo cinema latino-americano: práticas na Argentina, Brasil e Cuba, BE.EP.DR
Assunto(s):Documentário

Resumo

A pesquisa ora proposta tem como objetivo analisar as representações estéticas e ideológicas na prática do documentário no Novo Cinema Latino-Americano (NCLA), entre os anos de 1968 e 1978, a partir dos olhares de três cineastas: Raymundo Gleyzer (Argentina), Geraldo Sarno (Brasil) e Santiago Álvarez (Cuba). Para isso, estabeleceremos paralelos entre a prática das realizações destes cineastas e os ideais e posições teóricas defendidos nos manifestos cinematográficos produzidos nestes países; bem como examinaremos as vozes da produção discursiva que, neste período, enunciavam o cinema como instrumento de transformação social na América Latina. Além disso, será investigado não apenas o conjunto das obras, mas todo o processo de produção (da filmagem à distribuição), elemento-chave para se entender o cinema político dessa época, já que estes cineastas atuavam via de regra fora do circuito comercial de exibição. Por fim, indagaremos em que medida o documentário pode se constituir enquanto narrativa histórica. Em suma, pretendemos aprofundar os estudos sobre a produção documental no NCLA, buscando interações entre teoria e prática, cinema e história e os significados dessas produções documentais para esse momento histórico, político e cultural da América Latina.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BESKOW, Cristina Alvares. O documentário no Nuevo Cine Latinoamericano: olhares e vozes de Geraldo Sarno (Brasil), Raymundo Gleyzer (Argentina) e Santiago Álvarez (Cuba). 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.