Bolsa 13/08100-4 - Línguas crioulas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconstrução fonológica e lexical do protocrioulo do Golfo da Guiné

Processo: 13/08100-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras
Pesquisador responsável:Gabriel Antunes de Araujo
Beneficiário:Manuele Bandeira de Andrade Lima
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Línguas crioulas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Golfo da Guiné | Linguas crioulas | principense | Reconstrução fonológica | Reconstrução lexical | Santomé | Línguas crioulas

Resumo

O santome, o angolar, o principense e o fa d'ambô são as línguas crioulas de base portuguesa da região do Golfo da Guiné, na África Ocidental, surgidas a partir do contato entre os povoadores portugueses e os escravos africanos. Günther (1973), Ferraz (1979) e Hagemeijer (2009), entre outros, afirmam que o contato promovido pela colonização da região no final do século XV e no começo do século XVI teve como consequência o surgimento de uma língua crioula de base lexical portuguesa que ramificou nas quatro línguas supracitadas, portanto, embora hoje distintas entre si, essas línguas tiveram uma origem comum (HAGEMEIJER, 2009). Esta pesquisa busca reconstruir a fonologia e o léxico dessa língua crioula de base lexical portuguesa, ou seja, o protocrioulo do Golfo da Guiné (PCGC) a partir da sistematização e análise das línguas que compõem o ramo: santome (falado na ilha de São Tomé), principense (falado na ilha do Príncipe), fa d'ambô (falado na ilha de Ano Bom) e angolar (falado pela comunidade angolar de São Tomé). Com base no corpus, a ser formado com cerca de 2.500 palavras (de cada língua) pertencentes ao léxico comum das quatro línguas, o estudo de cognatos terá a finalidade de discriminar as correspondências fonológicas e léxico-semânticas, assim identificando suas alterações regulares e irregulares de mudança linguística. A reconstrução das protoformas será fundamentada na aplicação do método comparativo da Linguística Histórica (KAUFMAN, 1990; HOCK, 1991; CROWLEY, 1992; RANKIN, 2003; HARRISON, 2003; CAMPBELL, 1998). O estudo busca investigar como o sistema fonológico da protolíngua se desenvolveu para o status apresentado em suas quatro línguas-filhas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANUELE BANDEIRA; ANA LÍVIA AGOSTINHO; SHIRLEY FREITAS. ASPECTOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS DO ANGOLAR MODERNO. Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto), v. 65, . (13/08100-4)
MANUELE BANDEIRA; GABRIEL ANTUNES DE ARAUJO. A estratégia reflexiva no protocrioulo do Golfo da Guiné. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 38, n. 2, . (13/08100-4)
DE ARAUJO, GABRIEL ANTUNES; BANDEIRA, MANUELE; AGOSTINHO, ANA LIVIA. Vowel Harmony in the Proto-Creole of the Gulf of Guinea. ENTREPALAVRAS, v. 10, n. 1, p. 36-58, . (13/08100-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Manuele Bandeira de Andrade. Reconstrução fonológica e lexical do protocrioulo do Golfo da Guiné. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.