Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos de desenvolvimento conceitual em dissertações e teses brasileiras sobre ensino de Física

Processo: 13/08686-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Jorge Megid Neto
Beneficiário:Caio Sene da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências   Ensino de física   Construtivismo (educação)   Produção científica

Resumo

O projeto tem como objetivo principal analisar as dissertações e teses produzidas no Brasil, no âmbito do Ensino de Física, que investigaram processos de desenvolvimento conceitual em alunos da educação básica. Por modelos de desenvolvimento conceitual serão considerados: a Mudança Conceitual, a Evolução Conceitual e o Perfil Conceitual, com a finalidade de descrever e compreender como as pesquisas empreenderam processos de ensino-aprendizagem que visassem o desenvolvimento de conceitos físicos nos estudantes investigados e que resultados efetivamente alcançaram. Será realizado um levantamento das teses e dissertações disponíveis no CEDOC - Centro de Documentação em Ensino de Ciências da Faculdade de Educação da UNICAMP. O propósito de tal levantamento é fazer uma classificação desses trabalhos segundo os seguintes descritores: nível escolar dos alunos investigados; conceitos ou temas envolvidos; área da Física; modelo de desenvolvimento conceitual; métodos e práticas de ensino e aprendizagem. A partir da análise do texto integral dos trabalhos, serão identificados e analisados os modelos de mudança, perfil, ou evolução conceitual e correspondentes métodos, estratégias e recursos didáticos utilizados. Por fim, será produzido um texto com os dados e resultados encontrados, disponibilizando-o para consulta da comunidade científica e dos professores de ensino básico, promovendo uma maior divulgação das informações oriundas das pesquisas em favorecimento a formação de professores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)