Busca avançada
Ano de início
Entree

O uso de microRNA para o tratamento do câncer de próstata: estudos in vitro e in vivo

Processo: 13/07350-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Kátia Ramos Moreira Leite
Beneficiário:Alexandre Iscaife
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Urologia   Neoplasias da próstata   Metástase neoplásica   MicroRNAs   Reação em cadeia da polimerase em tempo real   Técnicas in vitro   Modelos animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer | Metástase | microRNA | Próstata | Tratamento | Urologia

Resumo

MicroRNA (miRNA) são reguladores importantes da expressão dos genes e suas alterações estão relacionadas ao desenvolvimento e progressão de neoplasias. Estudos da literatura e resultados anteriores obtidos pelo nosso laboratório implicam alguns miRNAs na progressão e recidiva bioquímica do câncer de próstata. O intuito desse estudo é a pesquisa do papel de miRNA no tratamento do câncer de próstata metastático em modelos in vitro e in vivo. Método: As linhagens PC3, DU145 e LNCaP serão utilizadas nos experimentos in vitro. Os miRNA e seus antiMiRs serão transfectados com o uso da lipofectamina. Avaliaremos os índices de proliferação, apoptose e ploidia por citometria de fluxo. Alterações na capacidade de invasão celular serão analisadas com o uso de matrigel. Os níveis de expressão dos genes-alvo RAS, MYC, MMP9, CD44 e SMARCA5 serão avaliados pela técnica de PCR quantitativo em tempo real. Camundongos atímicos, machos com 5 ou 6 semanas receberão injeção por via intraventricular com a linhagem PC-3M-Luc-C6. No dia 20 será avaliado o desenvolvimento das metástases ósseas com o sistema de imagens in vivo IVIS. Os animais serão tratados com os miRNA e respectivos antiMiR nos dias 23 e 26 sendo avaliadas as repostas através das medidas das lesões com o mesmo equipamento nos dias 30, 34, 38, 42 e 44. No dia 48 após o último exame de imagem os animais serão sacrificados e seus órgãos analisados macro e microscopicamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ISCAIFE, ALEXANDRE; REIS, SABRINA THALITA; MORAIS, DENIS REIS; VIANA, NAYARA IZABEL; DA SILVA, IRAN AMORIM; PIMENTA, RUAN; BORDINI, ANDRE; DIP, NELSON; SROUGI, MIGUEL; MOREIRA LEITE, KATIA RAMOS. Treating metastatic prostate cancer with microRNA-145. Apoptosis, v. 23, n. 7-8, p. 388-395, . (13/07350-7, 12/21966-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ISCAIFE, Alexandre. O uso de microRNA para tratamento do câncer de próstata: estudos in vitro e in vivo. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.