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Lógicas espaciais das empresas franqueadas do ramo de serviços de alimentação: cidades médias e consumo

Processo: 13/04406-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Encarnação Beltrão Sposito
Beneficiário:Deivid Francisco da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/20155-3 - Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo, AP.TEM
Assunto(s):Cidades médias   Reestruturação urbana   Geografia urbana   Consumo

Resumo

A concentração econômica no setor de comércio e serviços, observada em escala global e bastante significativa, no Brasil nos últimos 30 anos, tem promovido a ampliação da base territorial dos grandes e médios capitais associados ao ramo alimentício, que passaram a incluir, em suas escolhas locacionais, as cidades médias, por meio da associação com pequenos e médios empresários. Parte dessas iniciativas realiza-se sob a forma de franquias, estabelecendo-se, assim, relações multiescalares entre os franqueadores e os franqueados. Esta pesquisa visa de um lado, mapear essas escolhas locacionais no Brasil, com destaque para as cidades de Londrina - PR e Presidente Prudente - SP, estudadas pelo projeto temático: "Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo", avaliando, portanto, as estratégias adotadas no âmbito da rede urbana e, por outro lado, verificando como se dão tais escolhas na escala da cidade.O foco da pesquisa recairá sobre os serviços de alimentação, especificamente sobre as cadeias de fast food, que operam pelo sistema de franquias,.buscando avaliar se suas escolhas locacionais reforçam a estrutura urbana das cidades estudadas ou contribuem para sua redefinição, por meio do reforço ao aparecimento de novos espaços de consumo de bens e serviços.

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