Busca avançada
Ano de início
Entree

Rede de proteção às mulheres em situação de violência em Ribeirão Preto

Processo: 13/14264-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Elisabeth Meloni Vieira
Beneficiário:Larissa Brito de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/51309-9 - Rede de proteção às mulheres em situação de violência em Ribeirão Preto, AP.R
Assunto(s):Violência contra a mulher   Saúde da mulher   Atenção à saúde   Gêneros (grupos sociais)   Ribeirão Preto (SP)

Resumo

A violência contra a mulher, uma grave violação de direitos humanos, gera diversas consequências para as pessoas que vivenciam o seu ciclo e estudos têm mostrado ser um problema de grande prevalência no Brasil e no mundo. Diversas medidas vêm sendo tomada nos últimos anos com o intuito de combater esse problema e, apesar dos avanços ocorridos nas últimas décadas, a realidade dos serviços no que se refere à atenção à mulher em situação de violência, ainda é bastante precária e insatisfatória. O enfrentamento da violência contra as mulheres depende, entre outras ações, da articulação entre os serviços de saúde e outros serviços, como os de segurança pública, judiciais e psicossociais, possibilitando assim, a formação de redes de apoio que devem trabalhar em conjunto com as redes e sistemas de proteção a crianças e adolescentes. O presente estudo terá como objetivo principal conhecer as instituições e organizações sociais e os agentes que participam da rede de proteção às mulheres em situação de violência no município de Ribeirão Preto e como eles se articulam. Também pretende verificar se eles conhecem os recursos sociais existentes, como se relacionam e integram-se com os serviços e profissionais de outros setores, além de conhecer como atendem os casos e suas propostas de intervenção. É a partir do apoio oferecido pelos equipamentos sociais e outros elementos de uma rede articulada que as mulheres em situação de violência poderão enfrentar a problemática. Um dos maiores desafios nesse sentido é a construção, o aprimoramento e a regularização de procedimentos e ações conjuntas que atendam adequadamente, realizem a identificação e o encaminhamento de casos e/ou desenvolvam políticas/projetos de prevenção dos casos de violência.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)