Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise citogenética comparativa em espécies diploides e poliploide de Phyllomedusa do grupo P. burmeisteri (Phyllomedusinae, Hylidae, Anura)

Processo: 13/07358-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Sanae Kasahara
Beneficiário:Simone Lilian Gruber
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Cromossomos   Peixes   Evolução cromossômica   Poliploidia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bandas de Replicação | cromossomos | Evolução Cromossômica | Fish | Híbridos triploides | poliploidia | Citogenética animal

Resumo

Com o surgimento dos trabalhos de filogenia baseadas em dados moleculares, a família Hylidae passou, nos últimos anos, por extensas reformulações na taxonomia. Entretanto, persistem ainda muitas questões, principalmente no que se refere às relações intragenéricas. No gênero Phyllomedusa, que inclui cerca de metade das espécies conhecidas da subfamília Phyllomedusinae, não é diferente, existindo muitos questionamentos quanto à identificação de complexos de espécies e quanto à inclusão das espécies nos diferentes grupos fenéticos. A poliploidia em P. tetraploidea e a hibridação com a espécie diploide P. distincta ressaltam a importância de se realizar mais estudos, abrangendo as espécies do grupo de P. burmeisteri, principalmente porque os dados citogenéticos quase não foram considerados nas análises de filogenia e nas revisões taxonômicas. O presente projeto visa a obtenção de dados citogenéticos mais informativos em P. distincta, P. iheringii e P. tetraploidea, e de híbridos triploides, utilizando sequências de DNAr 5S, do gene histona H1 e dos genes de RNAsn U1 como sondas para FISH, o mapeamento da fração C0t-1 DNA, bem como com o desenvolvimento da técnica de GISH e, adicionalmente, o uso da microdissecção e pintura de cromossomos marcadores. Os resultados obtidos devem ajudar a esclarecer a questão da origem da poliploidia e confirmar ou não a diploidização do cariótipo tetraploide. A análise dos dados à luz das informações disponíveis para outras espécies de Phyllomedusinae bem como das informações filogenéticas permitirão alcançar uma melhor compreensão da evolução cromossômica, taxonomia e sistemática de Phyllomedusa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.