Busca avançada
Ano de início
Entree

Dieta hiperlipídica, inflamação e programação metabólica: efeitos na sinalização de insulina em camundongos recém-desmamados e adultos

Processo: 13/12003-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Adriana Souza Torsoni
Beneficiário:Thais de Fante
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Dieta hiperlipídica   Programação metabólica

Resumo

Desde que a obesidade se tornou um problema de saúde pública, estudos têm se voltado cada vez mais a tentar desvendar os prejuízos que esse acúmulo de gordura pode acarretar no organismo. Hoje já se sabe que a obesidade está relacionada com o desenvolvimento de uma série de outras doenças. Entre os fatores desencadeantes da obesidade, destaca-se a dieta hiperlipídica que cada vez mais se faz presente nos hábitos da população. Recentemente, estudos demonstraram a relação entre o consumo desse tipo de dieta em períodos como a gestação e lactação e alterações em diversos mecanismos moleculares na prole. Dentre esses mecanismos, a via de sinalização de insulina se mostra prejudicada em decorrência do estado subclínico de inflamação característico do quadro de obesidade. Entretanto, os efeitos do excesso de gordura corporal na sinalização insulínica de animais recém-desmamados e reexpostos à dieta hiperlipídica na vida adulta, em tecidos centrais e periféricos, ainda não foram completamente caracterizados na literatura. Dentro desse contexto, o presente estudo irá investigar os efeitos da programação metabólica e da reintrodução de dieta hiperlipídica na fase adulta sobre a sinalização de insulina na prole com 28 e 82 dias de vida. Considerando os efeitos da programação metabólica e os prejuízos diretos do consumo de dieta hiperlipídica, acreditamos que ambos podem ocasionar alterações potenciais nos mecanismos estudados, no entanto, a programação metabólica seria um fator crucial e agravante para o desenvolvimento de distúrbios moleculares na vida adulta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE FANTE, THAIS; SIMINO, LAIS ANGELICA; REGINATO, ANDRESSA; PAYOLLA, TANYARA BALIANI; GUSTAVO VITORELI, DEBORA CRISTINA; DE SOUZA, MONIQUE; TORSONI, MARCIO ALBERTO; MILANSKI, MARCIANE; TORSONI, ADRIANA SOUZA. Diet-Induced Maternal Obesity Alters Insulin Signalling in Male Mice Offspring Rechallenged with a High-Fat Diet in Adulthood. PLoS One, v. 11, n. 8, . (11/22156-7, 13/12003-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FANTE, Thais de. Dieta hiperlipídica, inflamação e programação metabólica: efeitos na sinalização de insulina em camundongos recém-desmamados e adultos. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas Limeira, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.