Busca avançada
Ano de início
Entree

Da avaliação da educação básica aos incentivos por resultados: uma abordagem pelo discurso psicanalítico

Processo: 13/02840-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Leandro de Lajonquière
Beneficiário:Eric Ferdinando Kanai Passone
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cidadania   Psicanálise e educação   Direitos sociais   Psicanálise

Resumo

A presente proposta de pós-doutorado inscreve-se no campo de pesquisas em psicanálise e educação. Pretende-se desenvolver um estudo exploratório sobre as práticas discursivas articuladas em torno da avaliação externa da educação básica e da gestão do sistema público de ensino por resultados, buscando reconhecer os efeitos que o discurso moderno de avaliação produz sobre o ato educativo, sobre o professor, sobre a criança e a própria gestão educacional. A partir da indagação conceitual própria da psicanálise no campo da educação propomos investigar a outra cena da política de avaliação educacional no Brasil, isto é, o desejo que sustenta o imaginário desse discurso hegemônico e que determinam às práticas discursivas pedagógicas e avaliativas contemporâneas, bem como, identificar os discursos que sustentam tais práticas por meio de entrevistas abertas com gestores educacionais e educadores. Na medida em que esse percurso aproximará campos distintos de conhecimento, a saber, a psicanálise, a educação e a avaliação de políticas educacionais, esperamos contribuir com novas análises e aprofundar o quadro teórico sobre o estatuto do sujeito do desejo, o ato educativo e as possíveis posições que a criança assume junto a demanda do adulto, no contexto de políticas educacionais que vinculam avaliação da educação e mecanismos de incentivos por resultados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ERIC FERDINANDO KANAI PASSONE. Notas psicanalíticas: os discursos contemporâneos acerca da avaliação educacional no Brasil. Educ. Pesqui., v. 41, n. 1, p. -, Mar. 2015.
ERIC FERDINANDO KANAI PASSONE. Incentivos monetários para professores: avaliação, gestão e responsabilização na educação básica. Cad. Pesqui., v. 44, n. 152, p. -, Jun. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.