Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de atributos espermáticos na produção in vitro de embriões e na qualidade embrionária em bovinos.

Processo: 13/07940-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Mayra Elena Ortiz D' Avila Assumpcao
Beneficiário:Adriano Felipe Perez Siqueira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citometria de fluxo   Corantes fluorescentes

Resumo

A produção in vitro (PIV) de embriões bovinos é uma ferramenta de grande importância na reprodução animal. Apesar de sua aplicabilidade comercial e acadêmica, a eficiência da PIV ainda pode ser considerada limitada. Efeitos espermáticos podem ser detectados no desenvolvimento embrionário durante a PIV. Pesquisadores tem buscado o valor preditivo de testes que avaliem parâmetros e funções espermáticas na tentativa de predizer a fertilidade. Porém estes têm apresentado resultados inconstantes, mesmo com o uso de métodos modernos de análise como de sondas fluorescentes avaliadas por citometria de fluxo, que permitem avaliar maior número de células e de características simultaneamente. O objetivo deste estudo será avaliar o efeito de atributos espermáticos (integridade de membranas plasmática e acrossomal, alto potencial de membrana mitocondrial, resistência da cromatina e integridade de DNA espermático) na PIV e na qualidade embrionária. O efeito destes atributos será analisado por meio do tempo e taxa de clivagem, taxa de blastocisto, e pela determinação da expressão gênica dos blastocistos, utilizando-se como genes alvo, genes relacionados à qualidade embrionária. Este estudo pretende esclarecer o envolvimento e influência de cada característica no processo de fecundação e no desenvolvimento embrionário inicial. A PIV não é apenas um modelo experimental, tem grande importância econômica. A elucidação desta influência espermática poderá auxiliar na escolha de reprodutores ou ejaculados para a aplicação de biotécnicas da reprodução.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREZ SIQUEIRA, ADRIANO FELIPE; DE CASTRO, LETICIA SIGNORI; DE ASSIS, PATRICIA MONKEN; BICUDO, LUANA DE CASSIA; MENDES, CAMILLA MOTA; NICHI, MARCILLIO; VISINTIN, JOSE ANTONIO; ORTIZ D'AVILA ASSUMPCAO, MAYRA ELENA. Sperm traits on in vitro production (IVP) of bovine embryos: Too much of anything is good for nothing. PLoS One, v. 13, n. 7, . (13/07940-9, 16/15147-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUEIRA, Adriano Felipe Perez. Efeito de atributos espermáticos na produção in vitro de embriões bovinos. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.