Busca avançada
Ano de início
Entree

Ventilação Mecânica em bezerros clonados: Bases para sua utilização nos distúrbios respiratórios de neonatos bovinos.

Processo: 13/08359-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Eduardo Harry Birgel Junior
Beneficiário:Melina Marie Yasuoka
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia   Recém-nascido   Bezerros   Hemodinâmica   Respiração artificial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bezerro | Hemodinâmica | neonato | ventilação mecânica | Cirurgia

Resumo

A monitorização após o parto é necessária a manutenção da vida nos bezerros clonados. É imperativo que os protocolos e procedimentos, bem como a avaliação clínica dos sistemas cardiovascular e respiratório sejam aprimorados para a sobrevida dos clones. O objetivo deste trabalho será padronizar a utilização de ventiladores em bezerros neonatos dando o suporte respiratório necessário, avaliando hemodinâmicas da pressão da artéria pulmonar, freqüência cardíaca, índice cardíaco por meio da utilização do cateter de Swan-Ganz, hemogasometria de sangue arterial, e estabelecer o óxido nítrico exalado condensado pulmonar. para avaliação dos distúrbios respiratórios e obtenção dos valores de normalidade dos parâmetros estudados serão utilizados 8 sadios nascidos a termo e 16 bezerros prematuros, obtidos por cesariana. realizada entre 265 e 270 dias de gestação sem indução do parto a fim de garantir que exista distúrbio respiratório grave, sendo os suporte ventilatório nesses animais mantidos durante os dois primeiros dias. Serão determinadas a freqüência cardíaca, freqüência respiratória, pressão sistólica e diastólica arterial, pressão média artérial, índice cardíaco, média pressão artéria pulmonar, pressão artéria pulmonar ocluída, pressão venosa central, temperatura, pH, pCO2, pO2, HCO3, BE, SO2 nos seguintes momentos: entre 0 e 2 horas, entre 2 e 4 horas, 6 horas, 12 horas, 24 horas, 36 horas, 48 horas, 72 horas e 7 dias de vida. A análise do ar exalado condensado pulmonar para determinação de óxido nítrico com indicador de lesão pulmonar será no momento 0h (basal) e no 7 dia de vida. Os animais serão divididos em três grupos experimentais: 1)ventilação mecânica não invasiva com mascara facial e 2) ventilação invasiva por intubação traqueal. 3) não receberão suporte ventilatório (grupo controle).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YASUOKA, Melina Marie. Ventilação mecânica em bezerros clonados: bases para sua utilização nos distúrbios respiratórios de neonatos bovinos. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.