Busca avançada
Ano de início
Entree

Imobilização de fosfatos em microesferas poliméricas contendo biochar: preparação, caracterização e liberação lenta em sistemas aquosos

Processo: 13/06000-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:André Henrique Rosa
Beneficiário:Murilo Teles Domingues
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Matéria orgânica   Biocarvão   Substâncias húmicas   Química ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biochar | liberação lenta | matéria orgânica | Química Ambiental | substâncias húmicas | Química Ambiental

Resumo

Neste projeto pretende-se preparar e avaliar o desempenho de microesferas poliméricas de alginato contendo biochar (biocarvão) na imobilização de fósforo. Para atingir este objetivo o biochar será preparado pela calcinação de bagaço de cana de açúcar a diferentes temperaturas (300-700 °C), o qual servirá como sorventes dos íons fosfato. As condições de preparação das esferas serão otimizadas variando-se pH e característica de biochar, de modo a favorecer a imobilização e liberação lenta da espécie de interesse. A quantidade máxima de fosfato capaz de sorver no biochar será determinada por experimentos de adsorção e tratamentos utilizando-se modelo de Langmuir. A caracterização das microesferas (Alginato-Biochar-Fósforo) será feita por microscopia eletrônica de varredura, calorimetria diferencial de varredura e espectrometria na região do infravermelho. A quantidade de fosfato imobilizado e liberado ao longo do tempo pelas esferas contendo biochar será avaliada em comparação com experimentos controle (ausência de biochar), utilizando-se o método de espectrofotometria de emissão atômica por plasma acoplado indutivamente (ICP-OES). Desta forma, este projeto pode abrir uma nova perspectiva associada à utilização de biochar para imobilização e liberação lenta de nutrientes, que podem favorecer o crescimento de plantas e, consequentemente, aumentar a produtividade agrícola.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WATANABE, CLAUDIA HITOMI; GONTIJO, ERIK SARTORI JEUNON; DOMINGUES, MURILO TELES; FRACACIO, RENATA; ROSA, ANDRE HENRIQUE. Impact of aquatic humic substances on speciation and toxicity of arsenic and cobalt to Ceriodaphnia dubia. Environmental Science and Pollution Research, v. N/A, p. 8-pg., . (19/06800-5, 13/06000-2, 12/19580-4, 12/17727-8, 14/20979-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DOMINGUES, Murilo Teles. Imobilização de fosfatos em microesferas poliméricas contendo biochar: preparação, caracterização e liberação lenta em sistemas aquosos. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Ciência e Tecnologia. Sorocaba Sorocaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.