Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da 15d-PGJ2 no desenvolvimento de linhagens celulares de mieloma multiplo in vitro e in vivo

Processo: 13/02347-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Marcelo Henrique Napimoga
Beneficiário:Marcelo Sperandio
Instituição Sede: Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC). Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda (SRES). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Patologia bucal   Estresse oxidativo   Mieloma múltiplo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estresse oxidativo | mieloma múltiplo | Pgj2 | Patologia Oral

Resumo

O mieloma múltiplo (MM) é uma neoplasia maligna plasmocitária de caráter sistêmico, responsável por 2% das mortes relacionadas ao câncer. Apesar de avanços no tratamento de pacientes com MM, a resistência à terapêutica e eventual recidiva ainda representam um desafio. O desenvolvimento neoplásico está sempre associado com um desequilíbrio de sinalização da COX, sendo a expressão de COX-2 associada a um prognóstico ruim. A 15-d-PGJ2 é um inibidor seletivo da COX-2 que tem demonstrado induzir apoptose em células neoplásicas tanto via PPAR³ quanto por inativação da fosforilação do IKK e Ikappa², burlando a resistência medicamentosa. O objetivo deste estudo será avaliar in vitro e in vivo a ação quimioterápica da 15d-PGJ2, especificamente em tumores do tipo mieloma múltiplo. A análise in vitro envolverá linhagens celulares de MM em função do estresse oxidativo pela análise das peroxirredoxinas (Prx) I e IV, com e sem tratamento com a 15d-PGJ2. O estudo in vitro envolverá xenotransplante das linhagens celulares em camundongos scid e tratamento dos mesmos com a 15d-PGJ2 comparados com o grupo controle, que receberá apenas o veículo da droga. Os tumores serão examinados histopatologicamente, bem como pelo estudo protéico das Prx I e IV via imunohistoquímica e Western blotting.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SPERANDIO, MARCELO; DEMASI, ANA PAULA D.; MARTINEZ, ELIZABETH F.; SAAD, SARA O.; PERICOLE, FERNANDO V.; VIEIRA, KARLA P.; FREITAS, NADIR S.; ARAUJO, VERA C.; BROWN, AMY LOUISE; CLEMENTE-NAPIMOGA, JULIANA TRINDADE; et al. 15d-PGJ(2) as an endoplasmic reticulum stress manipulator in multiple myeloma in vitro and in vivo. Experimental and Molecular Pathology, v. 102, n. 3, p. 434-445, . (13/02347-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.