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Habilidades sociais do professor e o comportamento social do aluno

Processo: 13/01966-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Lígia Barboza Moreira
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/16614-8 - Implementação e avaliação do KiVa-Programa de prevenção de bullying em escolas de Delaware, BE.EP.IC
Assunto(s):Comportamento social   Comportamento agressivo   Habilidades sociais   Alunos   Professores   Inquéritos e questionários   Estudos longitudinais

Resumo

A literatura aponta a importância da interação professor-aluno para o processo de aprendizagem e desenvolvimento social do aluno e o papel das habilidades sociais, gerais e educativas, do professor para a qualidade dessas interações. Entretanto, apesar dessa relação verificada, não foi encontrado nenhum estudo que relacionasse diretamente influência do repertório de habilidades sociais do professor sobre o comportamento social, em particular agressivo, e o repertório de habilidades sociais do aluno, o que é importante para direcionar intervenções efetivas com professores. O presente estudo, longitudinal, objetiva verificar relações entre as habilidades sociais do professor e a frequência de comportamentos agressivos e de habilidades sociais de seus alunos. Em uma primeira etapa, participarão todos os professores de terceira e quarta série de duas escolas públicas. Os professores responderão ao Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) e ao Inventário de Habilidades Sociais Educativas (IHSE-Del-Prette). Serão selecionados três professores com alto escore de habilidades sociais e três com baixo escore de habilidades sociais. Também participarão do estudo, consoante a autorização dos pais, os alunos destes professores selecionados. Esses alunos responderão ao Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q-CARP) e ao Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS- BR). Após seis meses da primeira etapa, serão aplicados novamente os instrumentos com todos os participantes. Serão feitas comparações entre os dados obtidos na primeira e na segunda etapa do estudo quanto à frequência de comportamentos agressivos e de habilidades sociais dos alunos apresentados nos dois momentos e com relação a eventuais mudanças no repertório dos professores. Os resultados serão analisados por meio dos testes estatísticos pertinentes. (AU)

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