Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da reação de eletro-oxidação de hidrazina e íons borohidreto em eletrocatalisadores de metais não nobres para células a combustível alcalinas

Processo: 13/12232-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Fabio Henrique Barros de Lima
Beneficiário:Drielly Cristina de Oliveira
Supervisor: Marian Chatenet
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université de Grenoble, França  
Vinculado à bolsa:13/00197-9 - Estudo da reação de eletro-oxidação de hidrazina e íons borohidreto em eletrocatalisadores de metais não-nobres para células a combustível alcalinas., BP.DR
Assunto(s):Eletroquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Borohidreto | células alcalinas | hidrazina | metais não nobres | Eletroquímica

Resumo

Células a combustível passivas alimentadas com combustíveis líquidos, como hidrazina ou borohidreto no ânodo e ar no cátodo (também chamadas de baterias hidrazina ou borohidreto/ar) são alternativas promissoras como fonte de energia. Isso porque apresentam alta densidade energética, autonomia e facilidade de abastecimento do combustível, comparado às baterias de íons lítio, que apresentam densidade de energia suficiente, porém com limitações de autonomia. A eletro-oxidação de hidrazina e borohidreto envolve a transferência de 4 e 8 elétrons, e produz N2 e BO2- (reversível para BH4-) como produtos finais, respectivamente. Uma importante característica destes combustíveis é que eles não possuem carbono em sua composição e, assim, não produzem CO ou CO2 quando oxidados. Entretanto, para a maioria dos metais investigados, a oxidação total destes combustíveis compete com vias paralelas de reação, com nenhum ou menor número de elétrons e, portanto, o desafio central é o desenvolvimento de eletrocatalisadores eficientes para a condução da reação pela via direta. Diante deste quadro, esse projeto de pesquisa tem como objetivo a síntese de eletrocatalisadores nanoestruturados formados por metais não nobres, guiada por resultados teóricos e o estudo experimental das atividades eletrocatalíticas para as reações de eletro-oxidação de borohidreto e de hidrazina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, DRIELLY C.; SILVA, WANDERSON O.; CHATENET, MARIAN; LIMA, FABIO H. B.. NiOX-Pt/C nanocomposites: Highly active electrocatalysts for the electrochemical oxidation of hydrazine. APPLIED CATALYSIS B-ENVIRONMENTAL, v. 201, p. 22-28, . (11/50727-9, 13/16930-7, 13/12232-3, 13/00197-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.