Busca avançada
Ano de início
Entree

Deleuze- Guattarinianas: experimentações educacionais com o pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1990-2013)

Processo: 13/06519-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Cintya Regina Ribeiro
Beneficiário:Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pós-estruturalismo   Michel Foucault   Gilles Deleuze   Sociologia educacional   Genealogia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:genealogia | Gilles Deleuze | Michel Foucault | Pós-estruturalismo | Sociologia da Educação

Resumo

Essa pesquisa parte da percepção, cada vez mais acentuada, da centralidade que alguns conceitos formulados por Deleuze e Deleuze-Guattari têm tido no pensamento educacional brasileiro. Não é difícil depararmos com conceitos como nomadismo, devir, cartografia, rizoma, platôs, desterritorialização e tantos outros. Diante dessa sombra "deleuziana" que paira sobre o campo, da imensa miríade de escritos que vemos surgir a cada dia, faz-se necessário interpelar essa literatura de forma a configurar um possível horizonte da difusão de tal pensamento na produção acadêmica educacional brasileira. Dessa forma, buscaremos apresentar uma genealogia dos estudos de cunho deleuziano no campo educacional brasileiro, focalizando para tanto os artigos publicados nos 35 melhores conceituados periódicos acadêmicos da área - de acordo com a tabela Qualis 2012 - entre os anos 1990 e 2011. Orientado por uma abordagem pós-estruturalista em educação, trata-se de um estudo crítico fundamentado no modo de interrogação genealógica, aqui assentado sobre os conceitos de arquivo e problematização, oriundo do legado do pensador francês Michel Foucault; tendo por objetivo apreender as condições de emergência da literatura deleuziana na seara educacional, tomamos como referência analítica a seguinte questão frente ao arquivo dos periódicos indexados: "a apropriação do pensamento de Gilles Deleuze emerge no cenário educacional em resposta a quais problemas?"

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães. Deleuze-Guattarinianas: experimentações educacionais com o pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1990-2013). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.