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Cantos, corpo e saberes entre os Kaxinawá

Processo: 13/03660-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Dominique Tilkin Gallois
Beneficiário:Alice Haibara de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Corporeidade   Noção de pessoa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corporalidade | Modos de Saber | Noção de Pessoa | Substâncias | Modos de Saber Indígenas

Resumo

Esta pesquisa visa estudar os cantos kaxinawá, buscando entender os diferentes modos de aprendizado e construção destes conhecimentos, destacando a preparação e a fabricação do corpo enquanto portador e possibilitador desses saberes. Desta forma a ideia é analisar como os cantos são concebidos, praticados e experienciados em diferentes contextos, e qual a importância do cantar para a formação da pessoa kaxinawá. Assim, partindo do reconhecimento de que nas sociedades ameríndias a construção da pessoa possui uma forte relação com os processos de fabricação do corpo (Seeger, da Matta e Viveiros de Castro, 1979) e de que para os Kaxinawá há uma intensa relação do corpo com os processos de aprendizado (Kensinger, 1995; Lagrou 1998; Yano, 2009), a pesquisa buscará analisar as relações entre o corpo e o "aprender cantar", e também as relações entre a agência dos cantos e os modos próprios de aprendizado entre os Kaxinawá.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Alice Haibara de. \'Já me transformei\': modos de circulação e transformação de pessoas e saberes entre os Huni Kuin (Kaxinawá). 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

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