Bolsa 13/01613-6 - Leishmaniose cutânea, Ações farmacológicas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da suscetibilidade à miltefosina em isolados de Leishmania (Viannia) braziliensis

Processo: 13/01613-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Adriano Cappellazzo Coelho
Beneficiário:Caroline Ricce Espada
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmaniose cutânea   Ações farmacológicas   Avaliação de medicamentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:isolados brasileiros | Leishmania baziliensis | Leishmaniose | Miltefosine | Leishmaniose

Resumo

A Leishmaniose é uma doença causada por protozoários parasitas do gênero Leishmania. No Brasil, a espécie Leishmania braziliensis é a principal responsável por causar leishmaniose cutânea, que se caracteriza pelo surgimento de lesões ulcerativas na pele e que pode evoluir para a forma mucocutânea ou disseminada da doenças, ambas muito severas. O tratamento da doença, no Brasil, ainda se baseia principalmente no uso de antimoniato de meglumina, uma droga de alto custo, tóxica, que requer aplicação parenteral e que demonstrou taxas decrescentes de cura durante os últimos anos. A miltefosina (hexadecilfosfocolina) é uma droga, inicialmente desenvolvida como antineoplásica, que demonstrou atividade contra as leishamnias. É o único medicamento de via oral utilizado para o tratamento da leishmaniose não requerendo hospitalização. O fármaco já é utilizado na Ásia, Europa. Na Índia, onde é amplamente utilizado no tratamento da leishmaniose visceral apresentou altas taxas de cura, porém estudos mostram que a suscetibilidade do parasita ao medicamento varia entre diferentes espécies e cepas. O objetivo do trabalho é avaliar a suscetibilidade a miltefosina de isolados de Leishmania braziliensis, de diferentes regiões do Brasil de modo a contribuir com a avaliação do potencial da miltefosina como um fármaco para tratar a leishmaniose no Brasil e a entender os mecanismos de ação e de resistência para a droga. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIMAO, JULIANA Q.; OLIVEIRA, JORDANA C.; TRINCONI, CRISTIANA T.; COTRIM, PAULO C.; COELHO, ADRIANO C.; ULIANA, SILVIA R. B.. Generation of Luciferase-Expressing Leishmania infantum chagasi and Assessment of Miltefosine Efficacy in Infected Hamsters through Bioimaging. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 9, n. 2, . (11/20484-7, 11/18858-6, 13/01613-6, 11/21970-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.